Fifa pode punir atletas que 'cavarem' cartões em Inglaterra x Bélgica

Inglaterra e Bélgica se enfrentam nesta quinta-feira, às 15h (de Brasília), em Kaliningrado. O jogo vale a liderança do Grupo G e, em caso de empate, o primeiro lugar pode ser decidido no número de amarelos. Por conta disso, a Fifa pode punir jogadores que "cavarem" cartões, segundo o "The Times". A entidade não comentou o caso.

As duas seleções estão empatadas em pontos, gols e saldo. A Inglaterra só lidera a chave por ter levado dois cartões amarelos, contra três da Bélgica, nas duas primeiras rodadas. Desta forma, quem for menos advertido pode acabar na liderança.

O vencedor da chave enfrentará o segundo colocado do Grupo H, que pode ser Japão, Senegal ou Colômbia, nas oitavas de final. Contudo, o primeiro também pode pegar nas quartas Alemanha ou Brasil.

Segundo o "The Times", integrantes da comissão disciplinar da Fifa prometem punição a qualquer jogador que cavar deliberadamente um advertência, para ficar atrás da adversária nos critérios de Fair Play.

O periódico recordou ainda que o zagueiro grego Manolas foi suspenso por uma partida depois de cavar um cartão amarelo na penúltima rodada da fase de grupos das Eliminatórias para Copa do Mundo, para entrar zerado nos playoffs. Contudo, o defensor ficou fora na suspensão automática e também no jogo de ida contra a Croácia. O jogador foi punido no artigo 57 do código disciplinar da Fifa, que fala em "violar os princípios do Fair Play ou cujo comportamento seja antidesportivo".

O Grupo G é o último a ter definição nesta Copa do Mundo. Os técnicos de Bélgica e Inglaterra já anunciaram que devem poupar alguns jogadores.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos