Topo

Garçom e artilheiro, Coutinho iguala recorde de Pelé na Copa de 1958

27/06/2018 20h00

Um dos melhores jogadores do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, o meia-atacante Philippe Coutinho igualou um recorde de Pelé, datado do Mundial de 1958: gols ou passes decisivos em seus três primeiros jogos de Copa na sequência. Foi assim com o Rei do Futebol, que estrou contra a União Soviética, dando assistência para Vavá marcar o segundo de seus dois gols.

Coutinho estreou em Copas do Mundo no empate com a Suíça, em Rostov, com lindo gol de fora da área. Depois, contra a Costa Rica, em São Petersburgo, marcou gol salvador no fim do jogo e abriu caminho para a vitória por 2 a 0. Contra a Sérvia, nesta quarta-feira, em Moscou, deu ótimo lançamento para Paulinho dominar e tocar por cima do goleiro.

Diferente de Coutinho, os gols marcados por Pelé não foram na primeira fase do Mundial. O Rei do Futebol ficou fora das duas primeiras partidas da fase de grupos, estrou no terceiro jogo, dando assistência para Vavá.

Pelé, de fato, apareceu para o mundo na partida de quartas de final, contra o País de Gales, quando de maneira primorosa fez o gol da vitória brasileira que abriria caminho para o título mundial.

Na semifinal contra a França, fez nada menos do que três gols, comandando a vitória por 5 a 2. Vavá fez outros dois. Na final, o camisa 10 do Brasil voltou a marcar: fez dois na vitória por 5 a 2 contra a Suécia. Outro recorde que Coutinho pode atingir, dependendo de seu desempenho no jogo contra o México.

Confira os outros brasileiros a marcarem em seus três primeiros jogos de Copa do Mundo:

Leônidas (1934-1938)

Perácio (1938)

Ademir (1950)

Zizinho (1950)

Baltazar (1950-1954)

Didí (1954)

Pelé (1958)

Coutinho (2018)