Topo

Fortaleza fatura mais uma vitória e amplia vantagem na ponta da Série B

30/06/2018 22h25

Longe de seus domínios, o Fortaleza se reencontrou com o que mais tem acontecido em suas partidas pelo Brasileirão da Série B: Vitória. Contra o Paysandu jogando no Mangueirão, o time da capital cearense venceu por 1 a 0 e agora é mais líder do que nunca com 29 unidades, sete a mais do que o Avaí. Por sua vez, o Paysandu acumulou o quinto compromisso sem ganhar e se situando na 11ª posição com 17 pontos.

O jogo

O líder da competição mostrou sua qualidade na troca de passes, imprimindo o seu ritmo na partida ao mesmo tempo que evitava com que o Papão da Curuzu exercesse a tradicional pressão dos minutos iniciais. Entretanto, mesmo assim a primeira finalização mais aguda veio do time paraense quando o meia Thomaz dominou com liberdade para avançar e bater de perna esquerda, forçando Marcelo Boeck a fazer uma importante defesa.

Depois dos primeiros minutos, o Paysandu percebeu que apertar a saída de bola do seu oponente dificultava bastante a vida dos cearenses e, exercendo essa pressão, diminuiu drasticamente a frequência do Fortaleza no ataque e fez com que o Bicolor tivesse mais oportunidades de ficar próximo ao gol de Boeck. Porém, faltava acertar a mira na hora das finalizações.

As duas equipes demonstravam disposição para melhorar o nível da partida, mas erros tanto dos anfitriões como dos visitantes principalmente na construção das jogadas acabaram deixando o ritmo do jogo mais lento, travado.

E, quando o placar parecia que terminaria zerado no intervalo, um lampejo de criatividade do meio-campo do Leão do Pici ajudou com que o Fortaleza saísse na frente. Recebendo passe por elevação de Felipe, o ala Bruno Melo ficou frente a frente com Renan Rocha e mostrou categoria para bater rasteiro, por baixo das pernas do arqueiro.

Segundo tempo

A partida recomeçou com apenas uma diferença "básica" da primeira etapa: O Fortaleza começou com nove jogadores na linha já que Bruno Melo ainda não havia retornado dos vestiários. E, mesmo ciente da situação, o árbitro Eduardo Thomaz de Aquino optou pelo reinício da partida para, com cerca de um minuto de bola rolando, o camisa 6 aparecesse e adentrasse o campo.

O ritmo da partida seguiu mais ou menos com a mesma velocidade dos primeiros 45 minutos com a diferença de que o Fortaleza parecia acertar um pouco mais suas jogadas ofensivas do que o Papão da Curuzu. Por outro lado, o time cearense sofria pouco na composição defensiva bastante em função dos seguidos erros do Paysandu nas finalizações.

As entradas de Pedro Carmona, Mateus Muller e Renan Gorne mostravam pouca eficiência prática, já que a defesa do Leão do Pici seguia absoluta no confronto e sem ser efetivamente ameaçada. Com isso, a partida praticamente foi administrada pelos visitantes até o apito final que, em meio a vaias e protestos da torcida local diante da fase negativa do time paraense, consolidou mais um triunfo na Série B.