Topo

São Paulo anuncia oficialmente a venda de Cueva para clube russo

15/07/2018 14h49

Neste domingo, logo depois da final da Copa do Mundo, o São Paulo tornou oficial a saída de seu camisa 10. O acordo com o Krasnodar, da Rússia, já estava acertado desde quinta-feira e o clube, agora, definiu a venda do peruano, já liberado para fazer exames médicos e assinar com a sua nova equipe.

- O São Paulo chegou a um acordo com o Krasnodar, da Rússia, para a venda do meia Cueva. Após negociação entre as partes, o jogador foi liberado para viajar e realizar exames médicos, e posteriormente definir detalhes para assinar com o clube russo - publicou o São Paulo neste domingo.

O jogador de 26 anos foi vendido ao Krasnodar, da Rússia, por 8 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões). Depois do Mundial, foi sondado por Orlando City, dos Estados Unidos, e Independiente, da Argentina, mas pesou na negociação seu desejo de jogar por uma equipe europeia - disputará a Liga Europa da próxima temporada.

Contratado em junho de 2016 por R$ 8,8 milhões, Cueva fez 89 partidas oficiais e anotou 20 gols. O meio-campista chegou a ser um dos líderes do elenco, mas caiu de produção e teve problemas disciplinares com a diretoria. A conduta do peruano foi determinante para sua saída.

Entre os representantes de Cueva e o São Paulo, sempre houve uma convicção de que ele sairia depois da Copa do Mundo, mesmo tendo contrato até 2021 com o clube. O meia não brilhou no Mundial como se imaginava (perdeu pênalti na derrota para a Dinamarca e só deu uma assistência, na vitória por 2 a 0 sobre a Austrália, quando o Peru já estava eliminado), mas a comissão técnica já não trabalhava com a ideia de tê-lo no elenco, diante das informações que recebia da diretoria sobre sua negociação iminente.

O último jogo de Cueva pelo São Paulo foi em 9 de maio, quando ele foi expulso no fim da vitória por 1 a 0 sobre o Rosario Central, da Argentina, no Morumbi, pela Copa Sul-Americana. Ele voltou da Copa e, como combinado, se reapresentou no CT da Barra Funda na última segunda-feira, e chegou a estar presente no lançamento da nova camisa tricolor, da Adidas, na quinta-feira, mas já na expectativa de trocar de equipe.

Na nota oficial em que anunciou a negociação de Cueva, o São Paulo enalteceu sua passagem de um ano e meio pelo clube, incluindo sua participação em goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, em novembro de 2016, e em vitória sobre o Santos, no Paulista de 2017, além da participação na luta contra o rebaixamento no Brasileiro do ano passado. Confira os trechos abaixo:

"Contratado em 2016, Cueva disputou 89 partidas pelo Tricolor: foram 38 vitórias, 26 empates, 25 derrotas, 20 gols e 19 assistências. Neste período, protagonizou momentos marcantes para a torcida, como a Cuevadinha e a atuação de gala na goleada sobre o Corinthians por 4 a 0, em 2016, e no triunfo sobre o Santos por 3 a 1, na Vila Belmiro, em 2017.

Na última temporada, o camisa 10 foi o líder de assistências do elenco: deu 11 passes certos para gols, além de ter balançado as redes dez vezes - superado apenas por Gilberto (13) e Lucas Pratto (14). O peruano se destacou no time são-paulino e foi protagonista em jogos chaves no Campeonato Brasileiro, como nos triunfos sobre Vitória (2 x 1) e Santos (2 x 1), que foram importantes na reação do time."