Topo

Portugal e Itália estreando com vitória: o dia no Europeu Sub-19

16/07/2018 19h32

Um dos principais torneios de base do mundo, o Europeu Sub-19 começou! Nesta segunda-feira, a bola rolou na Finlândia, país-sede do torneio, para os duelos que envolvem jovens jogadores de grandes seleções do futebol mundial.

No primeiro dia do torneio, destaques para Portugal e Itália, que estrearam com vitória sobre, respectivamente, Noruega e Finlândia. O destaque individual do dia foi Francisco Trincão, atacante do Braga, que marcou dois gols no triunfo português. Confira o resumão do dia

Noruega 1 x 3 Portugal

?

Noruega: Faye; Mickelson, Fredriksen, Horn Myhre, Oestigaard, Kitolano; Vetlesen, Svendsen (Christensen); Nordli (Eman Markovic), Haland, Brynhildsen (Hauge)

Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós, Correia, Rúben Vinagre; Florentino, Miguel Luís, Quina (Nuno Santos); Trincão, José Gomes (Balde), Jota (Djú)

A Seleção Norueguesa começou a partida com a bola em seu pé, mas com o passar do tempo Portugal passou a pressionar a saída de bola adversário e controlar o meio-campo, principalmente com ações que envolviam Florentino e Domingos Quina.

Aos 25 minutos, Florentino roubou a bola na entrada da área e encontrou Trincão, que ajeitou seu corpo e finalizou sem chances de defesa, abrindo o placar. Quinze minutos depois, o placar aumentou após um cruzamento de Miguel Luís desviar em Ostigaard e entrar no gol.

Apesar de ser ainda o primeiro jogo do torneio, a partida reservou o gol mais perdido da competição: aos 31 minutos do segundo tempo, José Gomes chutou para fora uma bola que recebeu sem marcação e sem o goleiro Faye Lund estar debaixo das traves. Alguns minutos depois, a Noruega descontou com um gol de Markovic, mas, apesar de uma pequena pressão em busca do empate, sofreu o terceiro de Portugal, após um contra-ataque finalizado por Trincão.

Finlândia 0 x 1 Itália

?

Finlândia: Leislahti; Virtanen, Tikkanen, Vesiaho, Jäntti (Ademi); Stavitski (Jokelainen), Mohamed (Suhonen), Oksanen, Mattsson; Ylätupa, Vetainen.

Itália: Plizzari; Candela (Bellanova), Bettella, Zanandrea, Tripaldelli; Gabbia, Tonali, Melegoni; Zaniolo (Frattesi); Scamacca, Pinamonti (Kean).

A Itália começou muito ativa no ataque. Desde os primeiros minutos, a equipe assustou o goleiro Leislahti, com um chute de Pinamonti, uma cabeçada de Bettella e uma finalização de longa distância de Scamacca - as duas últimas paradas em grandes defesas do arqueiro finlandês.

Com o passar do tempo, a Finlândia cresceu no jogo e, aproveitando espaços que a Itália dava na sua defesa, chegou com perigo em algumas oportunidades, mas Alessandro Plizzari, criado nas categorias de base do Milan, foi providencial, fazendo três defesas.

No fim do primeiro tempo, no melhor momento da Finlândia no jogo, os italianos abriram o placar: após uma cobrança de tiro de meta, Scamacca desviou a bola com a cabeça e ela sobrou para Bettella, nas costas da defesa, marcar. Na etapa complementar, mais duas defesas difíceis de Plizarri garantiram a vitória para a Itália.

Com esses resultados, Portugal e Itália começaram a campanha no torneio com três pontos no Grupo A. Na terça-feira, Turquia x Inglaterra e França x Ucrânia marcam a primeira rodada do Grupo B - os dois primeiros colocados de cada grupo, além de se classificarem para as semifinais, garantem vaga na Copa do Mundo Sub-20 e os terceiros colocados se enfrentam em um playoff valendo outra vaga para o Mundial.