Topo

Jogo de 5 gols e Ucrânia com vitória sob França: o dia no Europeu Sub-19

17/07/2018 18h28

O segundo dia do Europeu Sub-19 foi recheado de gols, emoções e bons lances. Nesta terça-feira, a Inglaterra, atual campeã do torneio, venceu a Turquia por 3 a 2 e a França, que possui, no papel, um dos melhores elencos do campeonato, foi derrotada pela Ucrânia por 2 a 1. Confira o resumo do dia

Esses foram os dois jogos que marcaram a primeira rodada do Grupo B da competição, disputada na Finlândia. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além de garantirem vaga nas semifinais, se classificam para a Copa do Mundo Sub-20, que será realizada na Polônia. Os dois terceiros colocados se enfrentam em um playoff valendo a última vaga para o Mundial.

Turquia 2 x 3 Inglaterra

Turquia: Dadakdeniz; Yilmaz, Çelebi, Güney, Umut Günes; Kutucu (Sinik), Güçtekin (Berisbek), Ömür, Metehan Güçlü; Muhayer Oktay; Güven Yalçin

Inglaterra: Balcombe; Sterling, Tanganga, Chalobah, Lewis; Watts, Embleton, Sanders (Kirby); Brereton, Hirst, Tavernier

Logo no primeiro ataque do jogo, Güçtekin lançou uma bola do meio-campo, o goleiro Balcombe nem saiu nem ficou no gol e viu o atacante Yalçin se adiantar e abrir o placar para os turcos. Apesar disso, os ingleses ficaram melhores na partida e, aos 21 minutos, empataram, após o zagueiro Tanganga desviar uma cobrança de falta praticamente rasteira de Embleton.

No fim do primeiro tempo, Embleton aproveitou a falha da defesa da Turquia, que, confusa com os movimentações de ataque do adversário, deixou o espaço aberto para Brereton dominar, avançar e finalizar cruzado para virar a partida a favor dos ingleses.

Aproveitando o bom momento após o intervalo, a Inglaterra aumentou a vantagem aos nove minutos, quando Embleton recebeu na entrada da área, cortou para o lado esquerdo e finalizou colocado, acertando o ângulo. No lance, seguinte, porém, os turcos marcaram: Ömür pressionou, roubou a bola de Watts e rolou para Güçlü apenas chutar para o gol vazio.

Após o tento, a Turquia passou a ter mais a bola em seu pé, criando chances no campo de ataque. Apesar das seis finalizações no período, essa pressão não surtou nenhum resultado e a Inglaterra saiu de campo com os três pontos.

França 1 x 2 Ucrânia

?

França: Diouf; Dembele, Kamara, Nguiamba, Sarr, Niakaté; Diaby (Basila), Soumaré, Guitane, Pintor (Adli); Maolida (Gouiri)

Ucrânia: Kucheruk; Mykolenko, Bondar, Popov; Korniienko, Khakhlov (Bieliaiev), Dryshliuk, Konoplia; Buletsa (Remeniuk), Supriaha, Tsitaishvili (Musolitin)

Apesar do melhor começo de jogo da França, a Ucrânia que marcou o primeiro gol da partida: aos 12 minutos, Khakhlov cobrou falta na lateral da área, Konoplia ajeitou e Tsitaishvili dominou e finalizou com a perna esquerda no canto inferior do gol. Após isso, os ucranianos passaram a jogar deixando os franceses ter a posse da bola, com a ideia de explorar contra-ataques.

Dominante em termos de posse de bola, a França empatou aos 22 minutos, quando Soumaré venceu uma disputa física com Mykolenko, avançou com liberdade dentro da área e tocou para trás para Guitane chegar livre de marcação e finalizar com estilo, vendo a bola entrar no ângulo do gol.

O segundo tempo apresentou o mesmo cenário: França com a bola em seus pés e a Ucrânia esperando as oportunidades de atacar os espaços deixados pelos jogadores adversários no campo de ataque. Em uma dessas oportunidades, Malang Sarr, um dos jogadores com mais rodagem no futebol profissional do torneio, derrubou Supriaha em uma situação de um contra um e foi expulso.

Já no fim da partida, a França teve uma falta perto da área. Após a cobrança, a defesa ucraniana conseguiu afastar a bola e Buletsa, aproveitando os espaços vazios pelo homem a menos da França, avançou livre de marcação e marcou um gol com chute da entrada da área, sacramentando a vitória ucraniana.

As partidas do torneio voltam a ser realizadas na próxima quinta-feira, quando os duelos Finlândia x Noruega e Portugal x Itália marcam a segunda rodada do Grupo A. Pelo Grupo B, a Ucrânia enfrentará a Inglaterra e a Turquia medirá forças com a Turquia na próxima sexta-feira.