Topo

Tiquinho Soares: 'Eliminações deixaram o elenco do Porto unido'

22/07/2018 08h00

Desconhecido do torcedor brasileiro, Francisco das Chagas Soares da Silva, ou simplesmente Tiquinho Soares, foi uma aposta bem sucedida de Nuno Espírito Santo no Porto. O ex-treinador do clube foi até Guimarães para tirá-lo do Vitória, onde se destacou com muitos gols. Em seus primeiros seis meses no Dragão, foi às redes em 12 oportunidades, em 17 partidas.

As conquistas no clube português viria em 2017/18. O Porto acabou com o jejum de títulos e desbancou o rival Benfica, que vinha de um tetracampeonato consecutivo. Para Tiquinho Soares, as eliminações na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal deixaram o elenco ainda mais unido em busca da taça nacional.

- As eliminações na Champions League e na Copa de Portugal nos deixaram chateados, e depois disso nos unimos, demos a volta por cima e nos fechamos para buscar o título - disse o atacante, autor de 11 gols na última temporada.

O Benfica ficou grande parte do Campeonato Português na liderança, mas viu o Porto crescer e ficar com o título. A arrancada veio após vitória por 1 a 0 no clássico entre as duas equipes, disputado no Estádio da Luz.

- Clássico lá é diferente, é uma tensão muito grande pelos dois lados, mas nós sabíamos da importância desse jogo e lutamos os 90 minutos para sair com a vitória.

A temporada de Tiquinho Soares só não foi melhor por conta de algumas lesões. Neste período fora de ação, o brasileiro viu o crescimento de Marega e Aboubakar, que não deixaram o rendimento cair e foram responsáveis pelos gols da equipe.

- É ruim ficar sem jogar, ainda mais por lesão, mas eu sabia da capacidade dos meus companheiros e durante esse período nós conversamos muito, um ajudando o outro, sempre em busca do que era melhor para o Porto - declarou o brasileiro, que falou sobre a boa relação com Aboubakar:

- Foi uma disputa sadia, nos respeitamos muito e temos uma amizade dentro e fora dos gramados. Essa parceria é importante, e um sempre incentivava o outro.

VEJA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA

PRESSÃO PARA ACABAR COM HEGEMONIA DO BENFICA

Existia uma pressão grande para impedir que eles conquistassem o título. Mas nossa torcida nos apoiou em todos os jogos e isso foi o diferencial para nós.

PARCERIA COM MAREGA

Sim, quanto mais você atua ao lado de um jogador, mais você conhece o jeito e o estilo dele.

PASSAGEM PELO VITÓRIA DE GUIMARÃES

Foi uma passagem muito positiva onde eu aprendi bastante e foi importante demais para a minha adaptação aqui em Portugal.

ORIGEM DO APELIDO TIQUINHO

É legal esse reconhecimento que nós temos com os torcedores. Tiquinho quem criou foi a minha mãe, ela falou que quando eu nasci eu era muito pequeno, era um 'tiquinho'.