Topo

Líder em finalizações erradas, Bota aposta em verticalidade com Paquetá

23/07/2018 06h40

Não é de hoje que a falta de pontaria do Botafogo traz dor de cabeça ao time e à torcida do clube. Em maio, já havíamos abordado o tema, que volta à tona nesta semana, sobretudo depois de dois jogos do Alvinegro sem ir às redes, com duas derrotas por 2 a 0 - ambas pelo Campeonato Brasileiro e sob o comando do novo técnico Marcos Paquetá.

Em 2018, o ponto negativo parece ser crônico. Ao fim da 14ª rodada do Brasileirão, o Botafogo segue com o nada desejado posto de líder de finalizações erradas na competição: são 116 até aqui, uma média de 8,3 por jogo, com a maioria de meia distância. A título de curiosidade, Leo Valencia, com 18 arremates distantes do alvo, é o mais "pé torto" do elenco - mas também o que mais acerta, com 11 em direção ao gol, ao lado de Kieza.

Contra Corinthians e Flamengo, as duas partidas com Paquetá, os arremates extrapolaram a média: 14 e 11 chutes errados, respectivamente. Tem faltado criatividade ao Glorioso, que ainda busca uma formação ideal e condizente com as limitações do elenco.

Em entrevista coletiva logo após o revés para o Rubro-Negro, Paquetá salientou que, cada vez mais familiar para com o grupo, pretende implantar uma filosofia de jogo diferente da que era praticada com Valentim. Verticalidade é o escopo.

- Precisamos melhorar a nossa transição para o ataque, antes era algo mais cadenciado. Eu tenho uma visão diferente de futebol, acredito que temos que ser mais vertical. Estou trabalhando em cima disso - comentou o técnico.

O tempo para pavimentar um novo estilo é curto. Para o próximo desafio, diante de sua torcida, o Botafogo já precisa dar uma resposta e se recuperar na tabela do Brasileiro. A Chapecoense será a adversária, na quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Nilton Santos. Oportunidade ideal para reagir e acertar o pé.

NÚMEROS DO BOTAFOGO NO BRASILEIRO *

Chutes certos: 59 (4,2 por jogo)

Chutes errados: 116 (8,3 por jogo)

Gols feitos: 16

Gols levados: 18

* Os números de finalizações são do site Footstats