Quatro clubes estão na disputa pelo troféu Osmar Santos, do LANCE!

Faltando apenas duas rodadas para o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, aumentam as expectativas para descobrir quem será o campeão do troféu Osmar Santos em 2018. A honra é dada pelo LANCE! ao vencedor do primeiro turno nacional desde o ano de 2004; na atual temporada, quatro clubes ainda têm chances de receber a taça.

São Paulo, Flamengo, Internacional e Grêmio ocupam as quatro primeiras posições da tabela no Brasileiro e são candidatos a levar o Osmar Santos para casa. Cinco pontos separam os Tricolores paulista e gaúcho, que ocupam a primeira e quarta colocações, respectivamente.

São Paulo é tricampeão do Osmar Santos e pode levar honra em 2018

Atual líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo pode conquistar seu quarto troféu Osmar Santos em 2018. Até o final do primeiro turno, o Tricolor visita o Sport em Pernambuco e recebe a Chapecoense no Morumbi.

Uma combinação de resultados pode dar a honra ao clube paulista já na 18ª rodada do Brasileiro. Para isso, o São Paulo precisa vencer os pernambucanos e torcer para que o Flamengo perca para o Cruzeiro. Além disso, Internacional e Grêmio não podem vencer.

A tabela permaneceria na ordem que está atualmente, com o São Paulo na liderança (38 pontos), seguido por Flamengo (34 pontos), Internacional (33 pontos) e Grêmio (31 pontos).

Flamengo ainda tem chances de conquistar taça pela primeira vez

Foram dez jogos no topo do Brasileiro 2018, da sétima à 16ª rodada, mas o Flamengo perdeu a liderança na 17ª rodada e agora é o více-lider, com 34 pontos, atrás apenas do São Paulo.

O Rubro-Negro é o segundo clube na briga pelo Osmar Santos - que seria uma honra inédita para os cariocas -, mas precisa de ao menos um tropeço paulista para levar a taça para casa.

As possibilidades são as seguintes: caso acumule uma vitória e um empate, o Flamengo depende de dois empates ou um empate e uma derrota do São Paulo para terminar como campeão do primeiro turno. Se vencer os dois compromissos contra Cruzeiro e Atlético-PR, o Rubro-Negro reconquista a liderança se o Tricolor tiver um triunfo e um empate.

Internacional visa segunda honra no troféu Osmar Santos

Campeão do Osmar Santos em 2009, o Internacional pode conquistar o troféu do LANCE! em 2018 pela segunda vez na história, mas as chances são menores que as dos adversários São Paulo e Flamengo.

Até o fim do primeiro turno, o Colorado tem pela frente Fluminense (fora) e Paraná (em casa). Para terminar a 19ª rodada na liderança, o clube gaúcho precisa vencer seus dois compromissos e torcer, no mínimo, para que as equipes paulista e carioca não vençam.

Grêmio é o último clube na briga na temporada 2018

Dentre os quatro candidatos a levar o Osmar Santos para casa, o Grêmio é o que tem as menores chances. Com atuais 30 pontos, os gaúchos precisam tirar uma diferença de cinco pontos para o líder São Paulo com apenas seis em disputa.

O Tricolor torce para que São Paulo e Flamengo não pontuem; ademais, é necessário que Grêmio tenha 100% de aproveitamento diante de Vitória e Corinthians. Na hora de 'secar' o rival Internacional, o Grêmio precisa de dois empates do Colorado ou um empate e uma vitória - desde que esta seja por apenas um gol de diferença.

Corinthians é o maior campeão da disputa do L!

Desde que o troféu Osmar Santos foi criado pelo LANCE!, em 2004, o Corinthians já faturou a honra em quatro ocasiões. O Timão recebeu a glória nos anos de 2005, 2011, 2015 e 2017 - e foi campeão brasileiro em todas as vezes que recebeu a taça.

O troféu do primeiro turno não foi conquistado pelo futuro campeão nacional em apenas três edições do Brasileiro desde 2004. Em 2008, o Grêmio levou o Osmar Santos, mas o título nacional foi conquistado pelo São Paulo. Já em 2009, o Internacional foi o clube homenageado pelo L!; entretanto, quem levantou o troféu nacional foi o Flamengo. Três anos depois, em 2012, Atlético-MG foi o vencedor do primeiro turno, mas a taça ficou com o Fluminense.

Relembre todos os campeões do Osmar Santos e do Brasileiro desde 2004

2004 - Santos

2005 - Corinthians

2006 - São Paulo

2007 - São Paulo

2008 - Grêmio (Osmar Santos) e São Paulo (Campeonato Brasileiro)

2009 - Internacional (Osmar Santos) e Flamengo (Campeonato Brasileiro)

2010 - Fluminense

2011 - Corinthians

2012 - Atlético-MG (Osmar Santos) e Fluminense (Campeonato Brasileiro)

2013 - Cruzeiro

2014 - Cruzeiro

2015 - Corinthians

2016 - Palmeiras

2017 - Corinthians

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos