Topo

Conmebol define primeira final única da Libertadores em Santiago

14/08/2018 17h26

A tarde desta terça-feira marcou uma decisão histórica no futebol sul-americano: em seu site oficial, a Conmebol definiu a cidade de Santiago (Chile) como sede da primeira final única da história da Libertadores, em 2019. A decisão da próxima edição da Sul-Americana, também em jogo único, será em Lima (Peru).

A disputa para a Libertadores estava entre as cidades de Santiago, Lima e Montevidéu, mas os uruguaios desistiram da candidatura. A Conmebol inspecionou cada cidade por dois dias e meio, visitando os mais diversos locais: estádios, praças de entretenimento, hotéis, aeroportos e locações para fan zones/exibições públicas, entre outros.

- As decisões obedecem o objetivo estratégico de potenciar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano mediante maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todo o nível. As finais únicas serão uma grande oportunidade para que a América do Sul dê um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, comodidade e atenção nos estádios e na promoção dos nossos torneios - disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

A decisão de final única não foi muito bem recebida pelo público à época de seu anúncio, mas Domínguez garante que essa é uma estratégia para impulsionar o crescimento do futebol no continente.

- As finais únicas serão uma grande oportunidade para que a América do Sul dê um grande salto em infraestrutura desportiva, organização de eventos, controles de segurança, comodidade e atenção nos estádios, na promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores - complementou o presidente da entidade sul-americana.