Topo

Barbieri ressalta fator casa contra Grêmio e tem mistério no ataque do Fla

Barbieri confia em um bom desempenho do Flamengo contra o Grêmio - Gilvan de Souza/ Flamengo
Barbieri confia em um bom desempenho do Flamengo contra o Grêmio Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

14/08/2018 15h27

"Fator casa" foi uma das expressões mais utilizadas pelo técnico Maurício Barbieri na última entrevista coletiva antes de encarar o Grêmio, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O treinador ressaltou o quanto a decisão no estádio pode ser um fator positivo para o Flamengo, mas, por outro lado, lembrou que não trará facilidades na briga pela vaga na semifinal.

"Ao que me parece, se tem uma carga alta de ingressos vendidos. Esperamos que estádio esteja lotado. Quando a nossa torcida está em sinergia com a gente, cantando, sempre nos apoia. Esperamos que seja esse o espírito. às vezes, ela se frustra, mas isso é normal. Torcida ao nosso lado deixa o Flamengo muito mais forte. É isso que precisamos para este desafio. O Grêmio é muito qualificado, mas estamos bem, estamos preparados e contamos com o apoio da torcida", afirmou.

O comandante rubro-negro manteve o mistério no ataque. Com uma lesão na coxa esquerda, Uribe ainda será reavaliado e Barbieri ainda tem Henrique Dourado e Lincoln como opções.

"Uribe fez um trabalho de transição ontem (segunda-feira). Vamos ver se vai conseguir ir a campo. É uma das opções, assim com o Dourado. Vitinho fez um bom jogo. Ainda vamos treinar hoje e estudar a melhor formação pensando nas características de cada atleta", disse ele, que completou:

"Acho que eles (Uribe e Dourado) têm características distintas, mas Dourado é tão bom cabeceador quanto o Uribe. Talvez, se tenha ficado com essa impressão (forçado mais bolas áreas pós-Copa), porque, em algumas vezes, priorizamos um jogo direto. Mudamos em relação ao momento do jogo e às características dos jogadores".

Veja outros tópicos da coletiva

Lincoln foi bem no primeiro jogo com o Grêmio

O que ele leva é esse aspecto de confiança, de ter ido bem. Se entrar, sabe que pode se sobressair. Temos de ter em mente que uma coisa é o Grêmio em casa, outra coisa é fora. Um é primeiro jogo e outra é o segundo. Vamos procurar sempre fazer a melhor escolha.

O que espera do jogo?

Espero uma partida disputada. Fator casa a nosso favor, torcida apoiando, mas não é (um jogo) definitivo. Vamos enfrentar uma grande equipe, que tem qualidade. Não podemos deixar eles confortáveis no jogo. Temos de tentar impor nosso jogo e, ao mesmo tempo, fazer um jogo sólido e seguro. Quem oferece espaço ao Grêmio, corre risco, mas a recíproca também é verdadeira.

Trauco

Acho que o Trauco fez boa partida, segura. O fato de ter aberto o placar ainda no primeiro tempo fez com que o time não precisasse ir afoito ao ataque e nem precisamos usar as principais características dele. Entendemos algumas frustrações da torcida, mas é importante lembrar que os que hoje estão sendo criticados, há pouco tempo estavam sendo enaltecidos. Temos de manter a calma e a serenidade. O Rodinei teve chance importante e não conseguiu ir bem, mas nos ajuda bastante. Pará nos agrega em outras coisas.

Primeiro jogo

A gente sabe que fez um bom jogo, mas ficou no passado. Temos de saber olhar os pontos positivos e negativos. Conhecemos um pouco mais do Grêmio, mas eles também nos conhecemos um pouco mais. Acho que fizemos um bom jogo, trazemos essa confiança. Tentar se impor diante desse grande adversário.

O quanto pesa o "fator casa"?

Quantificar o quanto pesa, é difícil, mas sem duvida nenhuma tem um fator importante. Poder atuar em casa nos dá força e nos empurra, mas não vamos ter facilidade. Sabemos da dificuldade que o jogo vai nos apresentar, mesmo com o fator casa. Mas com a torcida nos apoiando, somos mais fortes.

Na quarta, "fator casa" atrapalhou?

Acho importante ressaltar que, na quarta, era outra competição, outra atmosfera, outro adversário, outro regulamento. O momento é outro, a competição é outra. Acertos e erros são levados em consideração para melhorar. Todos os erros foram conversados para que não se repitam, mas aquele era um primeiro jogo de decisão. Esse é um segundo. Nossa equipe tem jogadores experientes, alguns mais jovens e essa mescla tem sido positiva.

Jogo decisivo e em um ano eleitoral

Pressão existe sempre. Eu, pelo menos, não tive nenhum jogo que entrei pensando que não podia ganhar. É evidente que existe uma pressão externa e atmosfera que muda. O fator mental é sempre muito importante em qualquer decisão, é um fator de desequilíbrio, ainda mais quando se fala de duas equipes qualificadas. A gente sabe que é um jogo que não tem volta. É o ônus e bônus de se chegar em uma decisão. Muitas equipes queriam estar em nossa situação. Vamos encarar com maior seriedade e equilíbrio possível

Histórico

Número não entra em campo, mas sem dúvida ter esse histórico. Fator em casa é importante e podemos tirar vantagem disso.