Topo

Barbieri avalia utilizar mais Vitinho na função em que brilhou pelo CSKA

Aberto na ponta esquerda, Vitinho iniciou bem a partida contra o Grêmio - Liamara Polli/AGIF
Aberto na ponta esquerda, Vitinho iniciou bem a partida contra o Grêmio Imagem: Liamara Polli/AGIF

16/08/2018 06h00

A vitória sobre o Grêmio veio, com gol do meia Everton Ribeiro, e junto dela a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Porém, o ataque do Flamengo ainda não está funcionando da maneira com que a torcida - e a própria comissão técnica - deseja. Tanto que, na etapa final do duelo, Maurício Barbieri alterou o posicionamento de Vitinho, substituído depois por Marlos Moreno.

Aberto na ponta esquerda, Vitinho iniciou bem a partida. Logo levantou a torcida com um chute de fora da área. Depois, aos quatro minutos, participou do lance que resultou no gol de Everton Ribeiro. O rendimento caiu e o atacante voltou do intervalo como um segundo atacante pelo centro, atrás de Henrique Dourado, com o meia Diego sendo deslocado para o lado do campo.

Vitinho acabou substituído aos 11 minutos por Marlos, que entrou pela faixa central e, depois, "destrocou" com o camisa 10 Diego, deslocado inicialmente para o lado esquerdo. Barbieri avalia utilizar os dois (Vitinho e Marlos) desta forma no futuro, explicou o treinador na coletiva após a vitória e classificação.

"Os dois vêm atuando naquela faixa (esquerda), mas não atuam só por ali. Trocamos o Vitinho no segundo tempo. Marlos entrou por dentro e depois destrocou. Ele têm características diferentes, mas têm similaridades também", comentou Maurício Barbieri, destacando qualidades individuais de cada um:

"Ambos têm bom um contra um. Enquanto o Vitinho tem mais a finalização de fora, Marlos é forte na velocidade. Os dois contribuem e estão nos ajudando bastante.Sempre vamos avaliar com calma a melhor opção para o jogo", disse.

Os jogadores, portanto, estão com moral com o treinador. Até pelo investimento feito, a tendência é de que Vitinho permaneça no time titular do Flamengo, independentemente da posição que for atuar. Mas o crescimento de Marlos após o Mundial da Rússia dá a tranquilidade para Maurício Barbieri avaliar novas opções, inclusive com os dois atacantes atuando ao mesmo tempo.

Fazer a função de segundo atacante pela faixa central não é uma novidade para Vitinho. Foi assim que o camisa 14 se destacou pelo CSKA, da Rússia, na última temporada pelo clube de Moscou. Em 46 jogos, foram 12 gols e nove assistências do atacante, contratado pelo Fla por cerca de R$ 45 milhões.