Topo

Especialistas analisam primeira convocação de Tite pós-Copa

17/08/2018 18h04

Está sacramentado o início do novo ciclo da Seleção Brasileira. Nesta sexta-feira, o técnico Tite anunciou a lista de convocados para amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, que acontecem nos dias 7 e 11 de setembro, em solo americano. Como já era esperado, a lista teve importantes alterações em relação ao grupo que atuou na Rússia, mas ainda assim 13 jogadores foram mantidos. Os outros 11 estão retornos e novidades.

A expectativa era grande em torno da primeira convocação de Tite após a eliminação do Brasil nas quartas de final do Mundial na Rússia. Agora, o técnico entende que terá um peso ainda maior nas costas e precisa corrigir os erros cometidos para continuar tendo a confiança da torcida. Novidade na lista, o volante Arthur correu para as redes sociais assim que ouviu seu nome ser mencionado e agradeceu a oportunidade.

- Muito feliz por ser chamado para representar o Brasil. Orgulho imenso por este momento. Seja forte e tenha fé - publicou o jogador do Barcelona.

Quem também ficou empolgado com o chamado de Arthur foi o técnico Ernersto Valverde, que mencionou a importância de um jogador vestir a camisa de seu país, relembrando Philippe Coutinho, que vem sendo chamado para integrar a equipe profissional da Seleção Brasileira desde 2010.

- É bom para eles em um nível pessoal e para nós em um nível coletivo. Coutinho vai normalmente e é muito importante para sua equipe e eu estou feliz que Arthur tenha esse prêmio. Vamos precisar de você (Arthur) e pode nos ajudar muito - declarou o treinador em coletiva de imprensa.

Na visão do blogueiro do L! João Carlos Assumpção, a escolha de peças com vinte e poucos anos de idade foi uma boa jogada do técnico Tite para testá-los e analisar como os novos componentes podem render no time ao lado dos jogadores com mais experiência.

- É uma mescla de jogadores mais experientes com novatos e é extremamente compreensível para o início de um novo ciclo de trabalho por parte de Tite e da comissão técnica, assim que eu vejo essa primeira convocação.

Se a escolha de jovens jogadores que atuam no Brasil ou foram transferidos recentemente para o exterior animou os torcedores, algumas ausências foram sentidas, casos de Gabriel Jesus, Paulinho e do lateral Marcelo, que chegaram a ser lembrados pelo jornal espanhol "Mundo Deportivo". Para João Carlos Assumpção, os cortes foram pontuais para que novos atletas pudessem receber a oportunidade de defender a Seleção Brasileira. Entretanto, o que vai pesar na escolha é ver o quanto Tite aprendeu com os erros cometidos na Rússia.

- Paquetá, Pedro e o Everton que foram convocados mereciam uma oportunidade, especialmente por se tratar de um novo ciclo. O Gabriel Jesus não fez uma boa Copa e o Tite sabe disso, tampouco o Marcelo, que não deveria ter sido escalado contra a Bélgica, foi uma das apostas erradas do nosso treinador. O Hugo faz parte de um projeto futuro de médio a longo prazo e agora é a hora de experimentar mesmo. Gostei da convocação, embora acredite que nesses momentos, a escolha dos nomes não seja o X da questão. O que temos que saber é o que Tite aprendeu com a eliminação e a Copa que o Brasil disputou com um desempenho abaixo do esperado.

A escolha do goleiro Hugo para ser o terceiro na linha de sucessão que tem Alisson e Neto à frente foi a principal surpresa na lista de Tite, que definiu a escolha como parte do novo planejamento da comissão, que envolve solicitar um atleta Sub-20 em cada convocação da Seleção Brasileira. Com apenas 19 anos, o jogador da base do Flamengo ainda não atuou entre os profissionais no clube carioca, mas chamou a atenção do técnico pelo bom papel desempenhado na Copinha e na Seleção da categoria.

A inclusão do goleiro rubro-negro fez lembrar Fábio, que é constantemente elogiado na meta do Cruzeiro, mas nunca recebeu uma oportunidade no time Canarinho, como destaca o colunista do L! Eduardo Tironi.

- Algumas seleções convocam jogadores Sub-20 ou Sub-17 para a Seleção principal com o objetivo de esses atletas irem pegando ritmo. Como a convocação foi para um amistoso, eu acho que é válida a presença do Hugo. Não sei o que o Grohe ou outro goleiro já testado poderia acrescentar nessas partidas. Claro que o Fábio (Cruzeiro) é um cara que deveria ter chance na Seleção e nunca teve, mas para um amistoso em volta de Copa do Mundo, acho que está dentro da normalidade e é interessante convidar um jogador Sub-20 - explicou.

No radar do técnico Tite desde antes da Copa do Mundo na Rússia, Lucas Paquetá também comemorou a convocação ainda no departamento médico do Flamengo.

- Eu estava no departamento médico (no momento da convocação) fazendo uma recuperação. Acompanhei pelo celular. Alguns companheiros já estavam falando "já foi. Soltei um "glória a Deus". Todos ficaram felizes. Agradeço a eles por isso também. É o dia para entrar na lista dos dias mais felizes da minha vida - afirmou o meia.

Quem não ficou nada satisfeito foi o presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello, que criticou duramente a CBF após a convocação. O motivo? Enquanto Lucas Paquetá estará viajando com a Seleção para disputar amistosos nos dias 7 e 11 de setembro, o Flamengo vai encarar o Corinthians no primeiro confronto das semifinais da Copa do Brasil, no dia 12. O mesmo acontece com o próprio Timão e com o Cruzeiro, que tiveram o lateral Fágner e o zagueiro Dedé convocados, respectivamente.

- Fomos prejudicados. Interferir no equilíbrio da semifinal da principal competição mata-mata do Brasil para disputar dois amistosos sem expressão é lamentável. Não respeitam nem a competição que organizam - disparou Bandeira de Mello.

Com as semifinais da Copa do Brasil marcadas para os dias 12 e 26 de setembro, a diretoria do Flamengo chegou a analisar a possibilidade de Lucas Paquetá pegar um voo fretado, que sairia de Washington, na noite do dia 11, após o amistoso contra El Salvador. Entretanto, só seria provável se o técnico Tite não utilizasse o jogador, para que o mesmo tivesse condições de enfrentar o Corinthians. Outros clubes avaliaram a mesma opção, entretanto, é pouco provável que o plano saia do papel. Para Tironi, a incompatibilidade no calendário é inaceitável.

- É uma questão que eu acho muito relevante. É um absurdo desfalcar os times brasileiros na Copa do Brasil com essa convocação. Isso é inaceitável! Pode ser culpa da Seleção, dos clubes, do Tite, mas é uma grande questão para mim essa convocação. Acho péssimo ter acontecido isso para dois amistosos que não valem nada. São dois amistosos caça-niqueis da Seleção. Primeiros depois da Copa do Mundo e vai desfalcar os principais times que estão na disputa da Copa do Brasil.

Enquanto os convocados da Seleção Brasileira preparam o psicológico para a temporada de treinos e amistosos, os clubes que seguem na Copa do Brasil terão que esperar a definição dos horários e locais das semifinais, que serão divulgados pela CBF na próxima quarta-feira.