Topo

No sapatinho! Fortaleza surpreende na Série B e vai em busca do título

18/08/2018 08h00

Da terceira divisão à liderança incontestável da Série B do Campeonato Brasileiro. Devagar, no "sapatinho", o Fortaleza ganha força a cada duelo na competição e pode comemorar o título ao final da disputa. Para animar ainda mais os jogadores e a torcida, este ano é o centenário do Tricolor, que não disputava - há oito anos - o acesso à elite do futebol. No momento, são 40 pontos, em 20 rodadas, e apenas quatro derrotas nesta caminhada. A ida para à Série A, que seria algo idealizado, pode ser tornar realidade.

Em entrevista ao LANCE!, Marcelo Paz, o presidente do Fortaleza, comemorou o fato do retorno do Tricolor à competição. Ainda salientou que não esperava ver o clube na situação em que está na disputa.

- Acredito que a volta do Fortaleza à Série B já é algo especial, porque o clube passou muitos anos na Série C, o que não condiz com a estrutura, a história do Tricolor. Esse retorno gerou uma expectativa muito grande, sendo no ano do centenário, buscando se preparar de uma melhor maneira possível para a competição. Acredito que a contratação de Rogério Ceni e a montagem do time foram fundamentais para esse trabalho - disse.

- Não esperávamos este desempenho que está hoje, com 40 pontos em 20 rodadas e na liderança. Temos que ser sinceros. Agora, é manter esta condição para conseguir ser campeão, mas tem muita água para rolar ainda - completou.

A prova desta surpresa está marcada no início da temporada do Fortaleza. Antes de começar o Campeonato Cearense e a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, as competições do time, o planejamento foi baseado dentro da realidade do clube que carrega as três cores. Entretanto, a comissão técnica e os próprios não acreditaram no grande potencial.

- Nós fizemos o planejamento estratégico do clube, dos diversos setores. Nele, focamos o Campeonato Cearense e a Série B. No Estadual, fizemos uma projeção de que o aceitável seria chegar em uma final e o sucesso máximo ser campeão. No Brasileiro, colocamos que o mínimo seria estar entre os dez primeiros e o sucesso máximo garantir o acesso. Então, no início era algo que a gente idealizava, sabendo das dificuldades, principalmente, na Segunda Divisão, em que não disputava há oito anos - afirmou.

Além do bom desempenho dos jogadores, o técnico é fundamental para atingir esse feito. Segundo Marcelo Paz, Rogério Ceni, treinador da equipe, não foi algo pensado por sua passagem pelo São Paulo, o que seria mais difícil de acontecer. Foi por meio da amizade com Bosco, preparador físico de goleiros do time cearense, que o ex-arqueiro teve a oportunidade de vestir a camisa do Tricolor.

- A vinda de Rogério Ceni não foi algo planejado. No início, tínhamos a ideia de permanecer com o Zago, treinador que subiu, mas não foi possível, porque ele retornou ao Juventude ainda na Série B do ano passado. Com isso, ficamos sem treinador e foi feito o planejamento. Deste modo, surgiu a figura de Ceni, através da amizade que ele tem com o Bosco, que era goleiro reserva dele no São Paulo, e preparador físico do Tricolor cearense. O Rogério Ceni vinha para o Fortaleza para uma palestra, e os dois iriam se encontrar para bater um papo. À princípio, vimos como algo difícil, já que tinha uma passagem pelo São Paulo, clube de grande expressão. Depois de informado, conversamos, ele visitou o clube e focamos 100% na vinda dele. Depois disso, conversamos por telefone e em seguida fui à casa dele em São Paulo. Lá, foi tudo decidido para o acerto - falou.

Sobre um possível acesso à elite do futebol, o presidente do clube afirmou que não tem nenhum contato com nomes de peso ou "sem peso". Porém, como qualquer clube, monitora jogadores. No momento, é manter o elenco formado para conseguir o acesso e quem sabe o título da Série B.

- Não estamos olhando nomes nem de peso ou sem peso para o acesso. Temos que focar no dia a dia, pois tem muita coisa ainda para acontecer. Temos uma pontuação boa, mas ainda falta pelo menos 24 pontos a serem conquistados, o que representa oito vitórias. Nosso foco é olhar o Fortaleza deste ano, mas é claro que o mercado a gente olha o tempo todo, assistindo diversas competições, vendo jogador. Mas o foco é neste grupo, para que consiga chegar ao final com o objetivo maior - afirmou.

"GUSTAGOL" - O TRUNFO DO FORTALEZA

Gustavo Henrique é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro e na temporada. Conhecido como "Gustagol", o atacante balançou as redes 23 vezes nas 29 partidas disputadas no ano. No Campeonato Cearense, ele se destacou ao marcar 16 gols. Na Série B, apresenta sete marcados, dois atrás do artilheiro momentâneo da competição, Júnior Brandão.

- O meu pensamento sempre foi o Fortaleza, para fazer um bom trabalho e ajudar meus companheiros. Está sendo muito bom a cada dia que passa e a responsabilidade aumenta, querendo ou não. Sendo artilheiro, toda vez que tem jogo, a torcida vai querer ver gol, mas eu to com a cabeça muito tranquila sempre que entro e penso em ajudar a equipe, e o gol sai naturalmente - disse em entrevista ao LANCE!.

Mesmo estando em bom nível e sendo artilheiro da equipe cearense, Gustagol falou que não é o seu principal foco em brigar pela artilharia do campeonato, e sim colocar o Fortaleza na primeira divisão.

- Sempre que entro em campo procuro ajudar meus companheiros, como disse. Os gols são a consequência do trabalho claro que penso em fazer, mas não é o meu foco. É ajudar meus companheiros e colocar o Fortaleza no seu devido lugar: a Série A - afirmou.

Além do trabalho realizado por Rogério Ceni, 'Gustagol' ressaltou a união do grupo, que para ele é quase uma família, o que contribui ainda mais para o rendimento da equipe dentro dos gramados.

- O desempenho da equipe tem sido muito bom. O trabalho que a gente vem realizando está sendo espetacular, o que está fazendo a diferença no nosso elenco. Além disso, a união do grupo é fundamental, e está muito fechado, feito uma família mesmo - concluiu.

Gustavo está emprestado do Corinthians para o Fortaleza, desde janeiro de 2018, e já vem acompanhando evolução do time. A boa campanha do jogador pode ajudar na volta ao Timão. Mas, mesmo assim, o atleta de 24 anos foca no Tricolor para sequência do Campeonato Brasileiro.

O próximo confronto ou a possível vítima será visto contra o Boa Esporte no sábado, às 16h30, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se vencer a equipe mineira, o Tricolor disparará na ponta da tabela.

* Sob supervisão do editor Hugo Mirandela