Topo

Viradas, VAR e emoção! Juve abre Serie A com vitória na estreia de CR7

18/08/2018 15h09

Uma das melhores vantagens de um encerramento de ciclo é o começo de um novo. A atenção do mundo futebolístico estava toda voltada para o início de um novo ciclo de um dos maiores craques da história do futebol. Neste sábado, na cidade de Verona, Cristiano Ronaldo fez a sua estreia oficial com a camisa da Juventus. A Velha Senhora viu seu novo jogador estrear no empate com vitória por 3 a 2, sobre o Chievo.

Khedira abriu o placar, mas o Chievo buscou o empate e a virada, com Stepinski e Giaccherini, respectivamente. Bernardeschi entrou no segundo tempo, deu assistência para o gol de empate, marcado por Bonucci, em sua reestreia e marcou o gol da virada no último minuto. Com ajuda do arbitro de vídeo, juiz anula gol de Mandzukic com jogo ainda empatado.

Cristiano Ronaldo nunca tinha perdido em sua estreia por qualquer clube e o fato se repetiu na Itália. Pela primeira vez, desde Kaká em 2007, o melhor jogador do mundo voltou a atuar pelo Campeonato Italiano. Com boa movimentação e sempre muito procurado, CR7 não marcou gol, mas teve interessante atuação em estreia. Em homenagem ao craque, confira sete momentos que definiram a vitória da Juventus.

Gol relâmpago

O estádio Marcantonio Bentegodi estava lotado para acompanhar, pela primeira vez, Cristiano Ronaldo com a camisa da Juve. Massimiliano Allegri optou por uma formação ofensiva, com Dybala, Douglas Costa, Cuadrado e Cristiano Ronaldo. A força da atual heptacampeã italiana foi vista logo no início e abriu o placar, logo aos dois minutos. O gol, porém, foi de um volante. Khedira, após cruzamento na área, recebeu o passe de Chiellini e escorou para o gol de Sorrentino.

A primeira chance

A Juventus fazia, com muita rapidez, a transição do meio para o ataque. Massilimiliano Allegri consegue unir a clássica escola do futebol italiano, de marcação e força defensiva, com o futebol moderno, de posse de bola. A Juve marcava bem no meio campo e saia com velocidade para o ataque, principalmente com Cuadrado. Foi do colombiano o passe para a primeira grande chance de Cristiano Ronaldo. Após boa jogada do ponta, CR7 recebeu o passe e chutou de primeira. A bola tirou tinta da trave.

Os coadjuvantes

Cristiano Ronaldo é, inevitavelmente, o protagonista da Juventus. No primeiro tempo, o português teve uma atuação discreta, mas sempre eficiente quando tocava na bola. Com passes de efeito e boa movimentação, todos os cruzamentos na área procuravam a cabeça de CR7. Dybala e Douglas Costa surgem como os principais coadjuvantes. O brasileiro foi mais atuante que o argentino, com velocidade nas pontas e chutes a gol, mas foi substituído por Mandzukic.

Vacilo italiano

Uma das principais armas da Juventus é a experiência, principalmente no setor defensivo. Chiellini (34 anos) e Bonucci (31 anos) fizeram a dupla de zaga e são um dos líderes da equipe. A Juve terminou o primeiro tempo com 77% de posse de bola, mas a experiente zaga vacilou próximo do fim do primeiro tempo. Em cruzamento na área, o atacante polonês Mariusz Stepinski cabeceou sozinho e empatou o jogo. A Juventus sofreu o seu primeiro gol, em uma partida oficial, sem ter Buffon na equipe, depois de 17 anos

Vacilo português

A Juventus voltou para o segundo tempo da mesma forma que terminou o primeiro, trocando passes e esperando a hora certa de atacar. O Chievo também jogava parecido como na primeira etapa, jogava sem a bola e tentava sair no contra-ataque. Cristiano Ronaldo, porém, não era o único português que fazia a sua estreia com a camisa da Juventus. O lateral Cancelo, vindo da Inter de Milão, atuava pela primeira vez pela Velha Senhora. O português foi determinante no gol de virada do Chievo, ao fazer um pênalti no início do segundo tempo. Giaccherini converteu a cobrança.

Responsabilidade

No Real Madrid, Cristiano Ronaldo se acostumou a ser decisivo. Com o placar reverso e a entrada de Mandzukic, o português passou a procurar o jogo mais fora da área e a chamar a responsabilidade. No melhor momento, fez um bonita jogada de habilidade na esquerda e chutou forte de fora da área, obrigando Sorrentino a fazer grande defesa. Depois, com bom passe de Dybala, saiu de frente para o goleiro, mas foi bloqueado na hora do chute pela zaga do Chievo.

Bernardeschi decide e árbitro de vídeo também

Se CR7 chamou a responsabilidade, quem decidiu foi o italiano Bernardeschi. O jogador de 24 anos entrou no segundo tempo e deu o passe para o gol de empate. Se não teve gol na estreia de Cristiano, teve gol na reestreia de Bonucci. O zagueiro subiu mais alto que a zaga e cabeceou para o fundo das redes para empatar. No último minuto, após o juiz, anular o gol de Mandzukic, com ajuda do árbitro de vídeo, Bernardeschi virou para a Juventus e deu números finais ao jogo.

*sob a supervisão de Bernardo Cruz