Topo

Aubameyang marca dois, e Arsenal goleia Vorskla na Liga Europa

REUTERS/David Klein
Imagem: REUTERS/David Klein

20/09/2018 17h57

O início deixou parecer que seria mais difícil que o previsto, mas o Arsenal por fim venceu o Vorskla nesta terça-feira e começou a Liga Europa com o pé direito. Aubameyang (duas vezes), Welbeck e Özil marcaram os gols e sacramentaram o triunfo dos Gunners no Emirates Stadium; Chesnakov e Sharpar descontaram para os ucranianos no fim.

Com o resultado, os ingleses ocupam a primeira colocação do grupo E, com três pontos e dois gols de saldo, mas quatro gols marcados. No outro jogo da chave, o Sporting superou o Qarabag por 2 a 0 com gols do brasileiro Raphinha e de Jovane Cabral.

Vorskla aposta em ferrolho para neutralizar ingleses

O começo da partida trouxe ao público uma intensa troca de passes dos Gunners: aos sete minutos, as estatísticas de posse de bola eram 75% a 25% para o Arsenal. Todavia, houve certa dificuldade de furar o bloqueio ucraniano pelo meio - a estratégia de ferrolho do Vorskla era clara -, o que levou os ingleses a investir principalmente em jogadas pelas laterais.

Mkhitaryan, pelo meio, tentou o passe para Welbeck na direita, mas a jogada foi interceptada pelo brasileiro Artur. Em outra oportunidade do Arsenal, Iwobi ainda tentou o chute de fora da área em meio à marcação do Vorskla, mas a bola saiu por cima da meta do goleiro Shust.

Ataque do Arsenal investe em jogadas pela esquerda

O primeiro gol inglês saiu em rápido contra-ataque iniciado por Mkhitaryan. Iwobi foi acionado pelo camisa 7 na esquerda e arrancou, passando para Aubameyang, que aproveitou e bateu de primeira para o fundo da rede.

Os Gunners quase ampliaram o placar com dois golaços - ambos pela esquerda, a principal área de atuação do Arsenal na partida - ainda no final da primeira etapa. Aubameyang se livrou de dois na marcação e chutou colocado, mas a bola esbarrou na trave. Já Mkhitaryan invadiu a área e fez o giro, mas Shust espalmou e frustrou a tentativa do armênio.

Ingleses ampliam com folga no segundo tempo

E se tinha alguém insatisfeito com o placar simples, Welbeck tratou de resolver a questão logo aos três minutos do segundo tempo. Mkhitaryan cruzou na área e o camisa 23 cabeceou para o fundo da rede, marcando seu segundo gol pelo Arsenal na temporada 2018/2019.

Aos dez minutos da etapa final, Aubameyang marcou um golaço para garantir de vez a goleada: o atacante recebeu de Mkhitaryan nas costas da defesa, deixou Artur para trás na marcação e mandou para o fundo do gol de Shust.

Arsenal segura resultado, e Vorskla marca gol de honra

Com o placar garantido, o Arsenal manteve a postura de tocar a bola no campo de ataque, mas já sem grandes investidas. Os Gunners claramente não estavam mais tão preocupados em pressionar o Vorskla, apenas administrando o resultado positivo.

Já em meados da etapa final, Sokratis lançou Lichtsteiner na área, mas o arqueiro Shust espalmou. Özil aproveitou a sobra no meio e tocou para estufar as redes, assinalando o quarto gol do Arsenal no confronto da Liga Europa.

O primeiro gol do Vorskla - e que golaço! - veio já próximo do fim da partida no Emirates Stadium. Com a bola viva na área inglesa, Chesnakov superou a marcação e soltou uma verdadeira bomba no canto direito do gol, sem quaisquer chances para o goleiro Leno.

No último lance do jogo, Sharpar marcou coroou aquele que parecia ser um esboço da reação ucraniana: o camisa 11 recebeu livre na área e bateu de primeira, diminuindo a diferença para o Arsenal. Entretanto, faltou tempo ao Vorskla para buscar o empate.