Topo

Melhor do Brasil... e da América? Verdão acumula marcas fora de casa

22/09/2018 08h00

Único time com 100% de aproveitamento fora de casa nesta Libertadores, o Palmeiras contra o Colo-Colo chegou a cinco vitórias seguidas como visitante no torneio e quebrou seu recorde, que perdurava desde 1971. Mais uma marca a favor do time que em 2018 é, com folga, aquele da Série A que se dá melhor quando visita adversários.

Levando em conta todos os jogos oficiais dos times que disputam a primeira divisão, o Verdão conseguiu 67,8% dos pontos como visitante (17 vitórias, oito empates e quatro derrotas em 29 jogos). O mais próximo nesta lista é o Flamengo, com 52% (dez vitórias, nove empates e seis derrotas em 25 jogos). O Cruzeiro é o terceiro, com 50%, e todos os outros têm aproveitamento inferior à metade, incluindo o líder do Brasileiro São Paulo (48,15%, em quinto na lista).

A força como visitante já era uma marca no trabalho de Roger Machado e se perpetua com Felipão. As duas derrotas com o atual técnico foram no Allianz Parque (Cerro Porteño, pela Libertadores, e Cruzeiro, na Copa do Brasil). A última vez que o Palmeiras perdeu fora foi no dia 25 de julho, contra o Fluminense, duelo que definiu a demissão de Roger.

Desde o confronto no Maracanã, há quase dois meses, o Verdão tem uma invencibilidade de oito jogos como visitante, contando todas as competições (quatro vitórias e quatro empates). Para comparação, hoje a segunda maior série sem perder fora de casa é de Ceará e Santos - dois jogos para cada um. A equipe de Cuca, porém, só foi derrotada em dois dos últimos dez duelos fora.

Esta estatística ganha importância para o atual momento do Palmeiras, que já fez duas partidas fora do Allianz Parque (empatou com o Bahia, pelo Brasileiro, e venceu o Colo-Colo) e terá mais duas agora: contra o Sport, domingo, pelo Brasileiro, e na quarta contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil.

No campeonato nacional, o Verdão briga pelo título e está a três pontos do São Paulo, o líder. O Leão da Ilha, próximo rival, está na penúltima colocação e tem derrapado em casa: só uma vitória nos últimos sete jogos. Pela Copa do Brasil, precisa reverter o 1 a 0 sofrido em São Paulo para ir à final, e o time de Mano Menezes se complicou recentemente no Mineirão: também uma vitória nos últimos sete jogos, sendo que nos últimos três a equipe não conseguiu ganhar.