Topo

STJD pune Sassá com seis jogos; Mayke e Diogo Barbosa pegam dois

11/10/2018 17h12

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou nesta quinta-feira Sassá, Mayke e Diogo Barbosa pela confusão envolvendo jogadores de Cruzeiro e Palmeiras após o empate por 1 a 1 entre os clubes, pela semifinal da Copa do Brasil, no último dia 26. E as suspensões foram de seis jogos para Sassá, que acertou um soco em Mayke, e dois para o lateral-direito do Palmeiras e também para o lateral-esquerdo, acusado de dar um tapa em Lucas Romero. As penas serão cumpridas também no Campeonato Brasileiro.

Os três jogadores foram denunciados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por prática de agressão física durante a partida, com todos correndo risco de suspensão de quatro a 12 partidas. Por isso, a punição de todos acabou sendo bem abaixo da pena máxima prevista. O advogado do Cruzeiro já avisou que vai recorrer.

Mas a decisão traz desfalques para o Palmeiras no Brasileiro. Mayke não poderá enfrentar o Grêmio, no domingo, e o Ceará, no dia 21, ambos no Pacaembu, o que obrigará o técnico Luiz Felipe Scolari a improvisar o volante Jean na lateral direita, já que Marcos Rocha está machucado.

Diogo Barbosa, que trata entorse no tornozelo direito, precisará ser substituído pelo zagueiro argentino Nico Freire contra o Grêmio, pois Victor Luis está suspenso por acúmulo de amarelos e Luan Cândido, lateral-esquerdo de 17 anos, está com a Seleção sub-20. Victor deve retornar à posição somente diante do Ceará, no dia 21.

Como foi expulso, Sassá já cumpriu suspensão automática no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, nessa quarta-feira, fica fora também da volta diante do Corinthians, em Itaquera, na semana que vem, e desfalca ainda a equipe de Mano Menezes diante de Vasco, Chapecoense, Ceará e Paraná, todos pelo Campeonato Brasileiro. Volta a ficar à disposição contra o América-MG, no dia 4, pelo Brasileiro. O atacante não esteve no julgamento para se defender.

Já Mayke e Diogo Barbosa acompanharam o julgamento e fizeram depoimentos. O lateral-esquerdo disse que não deu um tapa em Lucas Romero, como consta na súmula, mas quis empurrá-lo para tirá-lo da confusão porque, segundo Diogo, o argentino já estava xingando muito e "falando gracinhas desde o primeiro jogo".

Já Mayke argumentou que entrou na confusão para cobrar respeito de Romero, que, de acordo com o lateral-direito, estava chamando todos de "maricón". Em relação à confusão com Léo, o camisa 12 do Verdão afirmou que não tentou socar o zagueiro, mas se desvencilhar porque o jogador do Cruzeiro o estava segurando com força, até deixando hematomas em seu braço. Mayke afirmou ainda que mandou mensagens pedindo desculpas aos ex-colegas do time mineiro, mas não a Sassá, pois julga que é o atacante que lhe deve desculpas.

Multa ao Palmeiras - O Verdão foi punido por unanimidade com uma multa de R$ 50 mil devido à confusão envolvendo torcedores do clube no Mineirão, acusados de tentar invadir a área da imprensa depois daquela partida disputada em 26 de setembro, pelas semifinais da Copa do Brasil.