Topo

Ao L!, Micale revela dificuldade para buscar primeira vitória no Figueira

17/10/2018 08h00

O técnico Rogério Micale chegou há pouco mais de um mês no comando do Figueirense e ainda não conseguiu os três pontos desejados. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o treinador não demonstrou desespero ou ansiedade para conseguir a primeira vitória em sua volta ao clube catarinense e ressaltou o equilíbrio do Brasileiro da Série B como a principal dificuldade para disparar na competição.

- Assumi a equipe no meio do campeonato e isso sempre é uma dificuldade a mais. Soma-se a isso o alto equilíbrio dessa série B, sempre como jogos extremamente difíceis - disse.

Lembrando, que esta é a segunda passagem de Rogério Micale no comando do Figueira. O seu primeiro trabalho aconteceu entre 2005 e 2008, quando conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior e ainda treinou interinamente o time profissional.

Depois disso, teve duas passagens pelo time das categorias de base do Atlético-MG até chegar à Seleção Olímpica, em 2016. Neste ano, o treinador conquistou um feito inédito para o país ao levar a medalha de ouro nas Olimpíadas, único título que o Brasil não havia conseguido até então.

Nesta nova fase, Micale tenta recuperar a confiança dos jogadores e adotar seu estilo de jogo, porém encontra dificuldades para colocar isto em prática. Em cinco partidas, foram três empates e duas derrotas.

- Não falta trabalho e empenho nesse grupo. Estamos buscando constantemente melhorar alguns pontos para enfim recuperar o caminho das vitórias. Esperamos conseguir colocar em prática tudo o que viemos treinando e voltar a vencer já no próximo jogo - afirmou.

Nos confrontos diante do São Bento, Londrina, Atlético-GO, Sampaio Corrêa e Coritiba, o Figueirense marcou apenas seis gols e sofreu nove. O ataque e a defesa não estão conseguindo atuar em sintonia, mas Rogério Micale tem esperanças para o clube retornar a vencer.

A partida pela 32ª rodada da Série B contra a Ponte Preta será essencial conseguir os três pontos. O duelo será na sexta-feira, às 21h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Para animar o embate, as equipes estão próximas na tabela e o triunfo é o único objetivo.

- Vencendo. É o único caminho. Vamos trabalhar forte durante esses dias para voltar a vencer contra a Ponte Preta. A partir do momento em que voltarmos a vencer, automaticamente a confiança vai voltar. Esse grupo é muito qualificado - salientou.

Próximos desafios de Rogério Micale no Brasileiro:

Ponte Preta - fora

Criciúma - clássico

Oeste - fora

Guarani - casa

Vila Nova - fora

Paysandu - casa

CRB - fora

O ponto somado diante o Coritiba dentro do estádio Orlando Scarpelli fez o Alvinegro perder uma colocação e terminar na 11ª posição da competição Deste modo, os catarinenses obtiveram a pior colocação da equipe na temporada.

Rogério Micale ressaltou que independente o que aconteça, com a ida ou não para a Primeira Divisão, os planos não serão mudados. Ele afirmou que não irá romper o contrato, que foi firmado até 2019, com o Figueirense.

- Firmei contrato até o final de 2019. Independente do que aconteça nessa série B, se conseguirmos o acesso ou não, o planejamento é para ficar ao lado do Figueirense em 2019.

Quem também está confiante, é o diretor de futebol do clube, Felipe Faro. De acordo com o o dirigente, a diretoria tem procurado passar muita confiança ao grupo nesta reta final de temporada para conseguir o principal objetivo ao final do ano.

- A diretoria tem conversado bastante com o elenco e procurado passar tranquilidade à todos. Esse diálogo tem sido importante para que possamos passar aos jogadores confiança e motivação para que eles não deixem de acreditar, de lutar. Até a última partida o elenco vai se doar ao máximo para brigar pelo acesso - destacou.

Para Faro, o rendimento abaixo do esperado no returno prejudicou o clube. Com isso, neste final, o time terá que se esforçar em dobro para conseguir a vaga entre os quatro colocados na classificação.

- Nosso returno não tem sido bom e todos sabem disso, mas teremos vinte e um pontos para disputar. Precisamos fazer uma boa sequência para encostarmos no G4 e, se der tempo, conquistar uma vaga entre os quatro primeiros colocados novamente. É possível e vamos acreditar - concluiu.

Faltando apenas sete rodadas para o fim, Rogério Micale terá que superar os obstáculos para conseguir que o clube volte a vencer, depois de um mês e meio sob seu comando. Trabalho e esperança são verdadeiros aliados para buscar o objetivo.