Topo

Palmeiras busca inédito título brasileiro sub-20 com "olheiros" como trunfo

Yan, vice-artilheiro e um dos destaques da competição, foi formado no Vitória - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Yan, vice-artilheiro e um dos destaques da competição, foi formado no Vitória Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

18/10/2018 07h30

Nesta quinta-feira, às 21h30, o Palmeiras inicia contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, a luta por um título inédito. A equipe disputará o jogo de ida das finais do Campeonato Brasileiro sub-20. E um dos trunfos da equipe para levar a vantagem à partida de volta, no dia 25, no Allianz Parque, é contar com "olheiros": jogadores e membros da comissão técnica com passagens pelo time baiano.

Em campo, os atacantes Yan e Aníbal, que atuam frequentemente pela equipe sub-20, já defenderam o Rubro-Negro de Salvador. Também há funcionários que estiveram do outro lado, como o coordenador geral do Centro de Formação de Atletas do Palmeiras, João Paulo Sampaio, e o técnico Wesley Carvalho.

"Devo muito ao Vitória. Fui jogador lá, trabalhei por quase 18 anos. Conheço a maioria da comissão técnica e dos jogadores. Tenho amigos lá, então fico feliz. Aqui também temos vários profissionais baianos. Eu, o João Paulo Sampaio, meu treinador de goleiros (Ricardo Palmeira), meu auxiliar técnico (Gilmey Aymberê). Espero usar esse conhecimento que tenho do Vitória a nosso favor", declarou o treinador ao site oficial do Palmeiras.

"Conheço bem o time deles, o clube. Passei oito anos lá, fiz muitos amigos, então serão jogos especiais para mim. Foi onde pude fazer minha estreia no Profissional. Mas essa amizade fica fora do campo, essa semana não conversei com ninguém lá. Defendo as cores do Palmeiras e entro em campo pensando no título", disse Yan, vice-artilheiro do torneio, com sete gols, atrás apenas do colega de ataque Papagaio, que tem nove.

O Palmeiras se classificou à final protagonizando a melhor campanha do Brasileiro sub-20: sete vitórias, quatro empates e uma derrota, ostentando o melhor ataque (27 gols marcados) e a defesa menos vazada (12 gols sofridos). O alviverde já enfrentou o Vitória duas vezes nesta edição do torneio, na segunda fase, vencendo ambas ao impor 3 a 1, em Salvador, e 2 a 0, em Itu (SP).

"Nós os enfrentamos duas vezes na segunda fase, foram jogos difíceis. É um time consistente, rápido. Serão boas partidas, uma grande final", apostou o técnico Wesley Carvalho, comandante de uma equipe confiante.

"É uma final, o Vitória tem uma equipe tão qualificada quanto a nossa. Mostraram isso na semifinal, eliminando o Flamengo. Temos feito uma grande campanha, mas não queremos parar por aqui. Sabemos que precisaremos fazer mais dois grandes jogos para alcançarmos nosso objetivo", disse Yan.