Topo

O bom filho à casa torna! Relembre passagem de Cristiano Ronaldo com a camisa do Manchester United

22/10/2018 19h30

Ídolo, vencedor e decisivo. Com estas três palavras podemos resumir a passagem de Cristiano Ronaldo pelo Manchester United. O português volta à Old Trafford nesta terça-feira e enfrentará seu antigo clube pela quarta vez na carreira, a segunda no Teatro dos Sonhos.

CHEGADA

?O português chegou ao Manchester United em 2003, vindo do Sporting CP, por 19 milhões de euros. Desconhecido dos torcedores até então, Cristiano Ronaldo foi apresentado como personagem secundário, já que a contratação mais impactante para a imprensa inglesa era do brasileiro Klebérson, destaque da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002.

TROFÉUS E MAIS TROFÉUS

Entretanto, o sucesso do brasileiro com a camisa do United não chegou nem perto dos feitos alcançados por Ronaldo. Em seis temporadas na Inglaterra, Cristiano fez 292 partidas, anotando 118 gols e conquistando uma Liga dos Campeões (07/08), três vezes a Premier League (06/07, 07/08, 08/09), uma Copa da Inglaterra (03/04), duas vezes a Copa da Liga Inglesa (05/06, 08/09), três vezes a Supercopa da Inglaterra (06/07, 07/08) e um Mundial de Clubes (2008).

RECONHECIMENTO

Ao pedir para deixar o Manchester United para ir para o Real Madrid em 2009, Ronaldo se tornou a contratação mais cara da história do futebol. O clube espanhol pagou aos ingleses cerca de 93 milhões de euros (R$ 256,6 milhões na cotação da época).

Entretanto, mesmo sem vestir mais uma das mais tradicionais camisas do futebol inglês, o nome de Cristiano Ronaldo sempre foi cantando nas arquibancadas de Old Trafford. A música feita para o português pelos torcedores se tornou um canto de louvor ao jogador, mesmo ele vestindo a camisa de outro clube, por conta da paixão dos Red Devils pelo atacante.

"Viva Ronaldo, Viva Ronaldo!

Correndo pela ponta, ouça a torcida do United cantando

Viva Ronaldo!"

REENCONTROS

Com a camisa do Real Madrid, seu antigo clube, Cristiano fez dois jogos pela Liga dos Campeões da temporada 2012/2013, quando os clubes se enfrentaram na fase de oitavas de finais. Ronaldo marcou nos dois jogos e na partida realizada em Old Trafford, não comemorou quando balançou as redes e foi aplaudido pela torcida presente no estádio.

A terceira partida não teve tanto esplendor quanto os decisivos confrontos pela Liga dos Campeões. Na temporada 2017/2018, o Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões, enfrentou o Manchester United, campeão da Liga Europa, pela Supercopa da UEFA. Cristiano Ronaldo entrou aos 38 minutos do segundo tempo, mas não teve destaque.

RELAÇÃO COM ALEX FERGUSON

Cristiano Ronaldo nunca escondeu de ninguém que Sir Alex Ferguson foi o melhor treinador que já teve durante sua carreira. Até hoje chamado de 'Boss' pelo português, o comandante da época mais vitoriosa da história com o United sempre deixou claro que Ronaldo era como um filho.

Em 2016, Portugal conquistou a Eurocopa e Alex Ferguson esteve na tribuna de honra. Ao descer da premiação, Cristiano encontrou o ex-treinador e os dois deram um acalorado abraço.

No início deste ano, o ex-técnico do Manchester United sofreu uma hemorragia cerebral e ficou internado por um mês. Felizmente, na partida dos Red Devils frente ao Wolverhampton, há um mês, Ferguson voltou ao Teatro dos Sonhos para assistir ao jogo.

Em coletiva de imprensa que precede o confronto entre Manchester United e Juventus desta terça-feira, Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem para seu antigo treinador.

- Sir Alex Ferguson é alguém que jamais esquecerei e gostaria de expressar meus melhores desejos possíveis a ele - disse.

FALA, CR7!

Na mesma coletiva que precede o confronto pela Liga dos Campeões, o português foi perguntado sobre como é voltar para o estádio onde fez história com a camisa dos Diabos Vermelhos.

- Voltar a Manchester é uma emoção muito grande. Quando saiu o sorteio e vi o nome do Manchester United, lembrei de toda minha história aqui, de tudo que ganhei, da torcida incrível e também de uma pessoa que não me esqueço, que foi Sir Alex Ferguson. Foi uma grande emoção saber que iríamos jogar contra o Manchester United - declarou.

Via Instagram, o craque ainda deixou outra mensagem relacionada ao confronto desta terça-feira. Encostado em um dos corredores internos de Old Trafford, Cristiano postou: 'Obrigado pela recepção calorosa, é sempre bom voltar pra cá'.