Fecha a trinca: Botafogo busca sucesso no 'Campeonato Carioca'

Além das necessidades matemáticas da luta contra o rebaixamento, o Botafogo tem a rivalidade local como atrativo no duelo com o Flamengo, neste sábado. Não só com o Rubro-Negro, mas triunfar ao menos uma vez em clássicos da cidade, no Campeonato Brasileiro por pontos corridos, é coisa rara para o Glorioso. Se obtida a vitória, ela será mais do que bem-vinda à Estrela Solitária.

Ocorre que, das dez edições do Brasileirão em que havia os quatro clubes do Rio, somente em duas o Alvinegro superou o Rubro-Negro, o Fluminense e o Vasco pelo menos uma vez. A primeira ocasião foi em 2013, quando o time se classificou para a Copa Libertadores da América. A segunda foi no ano passado, no qual o Botafogo disputou a Libertadores.

De modo geral, o saldo do Glorioso no "Campeonato Carioca" é negativo. Em 2004, por exemplo, só uma vitória nos seis jogos; em 2005, 2008 e 2010, nenhuma. Vale ressaltar que, em 2014 e em 2016, o Cruz-Maltino estava na Série B; em 2015, o Glorioso era o Glorioso na Segunda Divisão, assim como em 2003, por isso os anos não entram na conta.

Nesta temporada, o time venceu Vasco e Fluminense, no primeiro turno, mas perdeu para o Tricolor e para o Flamengo, e empatou na partida mais recente com o Cruz-Maltino. Fechar a "trinca", neste caso, é dar um passo importante rumo à permanência na elite nacional. E, claro, permitir a zoação dos torcedores botafoguense aos adversários mais próximos.

- O foco é no Flamengo, agora. Sem dúvida que uma vitória no sábado vai dar uma tranquilidade bem maior. No resumo de tudo, se fizermos o nosso papel em casa, saímos dessa situação - entende Rodrigo Lindoso.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos