Topo

Conheça os garotos que podem ajudar Cuca a "driblar' desfalques no Santos

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

14/11/2018 06h00

Se contra a Chapecoense Cuca teve sete desfalques no Santos, contra o Flamengo, nesta quinta-feira, terá ao menos cinco. Por isso, o treinador precisará quebrar a cabeça e achar soluções dentro do plantel para manter o Peixe na briga pela última vaga à Libertadores de 2019. Alguns garotos podem ajudá-lo na missão. Abaixo, o LANCE! detalha o perfil dos Meninos da Vila.

Kaique Rocha, Guilherme Nunes e Gabriel Calabrês fazem parte do elenco profissional e ainda não estrearam com o comandante. Todos estiveram à disposição de Cuca na partida contra a Chapecoense, mas não saíram do banco de reservas. O treinador optou por jogadores mais experientes e acabou improvisando em praticamente todos os setores do time.

Kaique Rocha, a solução caseira

Aos 17 anos, o zagueiro Kaique Rocha foi promovido ao profissional do Santos há pouco mais de uma semana. Aposta das categorias de base, chegou para suprir não só a saída de Robson Bambu, cujo contrato se encerrou no último dia 10 de novembro, como também para dar opção a Cuca com as lesões de Luiz Felipe e Lucas Veríssimo, ambos sem prazo para voltarem a jogar.

Kaique poderia já ganhar uma chance contra o Flamengo, pois novamente Cuca não terá os três zagueiros já citados à disposição. Contra a Chape, Alison foi o escolhido para atuar ao lado de Gustavo Henrique e Yuri ocupou sua função no meio-campo durante boa parte da partida. Em entrevista coletiva na última sexta-feira, Cuca falou sobre o Menino da Vila o definiu como "grande sem ser lento". O problema é que Kaique caiu sobre o ombro no treino da última terça-feira e agora é dúvida para o jogo desta quinta.

Guilherme Nunes, um marcador polivalente

Outra opção para Cuca no atual plantel profissional do Santos é o volante Guilherme Nunes, de 20 anos. O Menino da Vila nascido no Rio Grande do Sul gosta de jogar como primeiro volante, na posição normalmente ocupada por Alison, mas na própria base do Peixe chegou a atuar como zagueiro e no começo da carreira jogava em posições mais adiantadas no meio-campo e até na lateral.

Polivalente, tem apenas três jogos na temporada, todos sob o comando do ex-técnico Jair Ventura. Guilherme não tem pressa por uma chance com Cuca, mas sabe da importância de mostrar ao treinador que pode ser útil ainda em 2018. Para o duelo contra o Flamengo, o técnico não terá nem Bryan Ruiz e nem Carlos Sánchez para ocupar as vagas de meio-campo - ambos estarão com suas seleções, assim como Derlis González.

Gabriel Calabrês e o sucesso na Copinha

Aos 20 anos, Gabriel Calabrês disputou apenas quatro jogos na temporada, embora tenha sido promovido ao elenco profissional pouco depois do término da participação santista na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em sete jogos disputados na Copinha, Calabrês deu cinco assistências e marcou três gols, sendo destaque de praticamente todas as partidas do Alvinegro no torneio.

O meia gosta de atuar no setor de criação, mas, fã de Thiago Maia, pode executar outras funções no meio-campo. A promoção do jogador foi uma aposta de Jair Ventura, que via com bons olhos a possibilidade de colocá-lo para ocupar a vaga deixada por Lucas Lima. O jovem, porém, não teve sequência e recebeu poucas oportunidades.