Topo

Dorival cita 'respeito' à vantagem do líder, mas lembra 2009 e diz que Fla ainda acredita

15/11/2018 20h03

Faltam apenas quatro rodadas para o fim do Brasileirão e o líder Palmeiras tem uma vantagem de sete pontos para o Flamengo. Apesar disso, Dorival Júnior ainda não "jogou a toalha" pela disputa do título nacional. O treinador rubro-negro, após a vitória sobre o Santos, ressaltou que a diferença de pontos é "considerável", mas afirmou que, enquanto houver chances, a equipe seguirá acreditando e buscará triunfos sem pensar nos resultados do adversários.

- Temos que nos preocupar com a nossa condição, buscar os resultados a cada jogo. Palmeiras tem vantagem, temos que respeitá-la, mas, matematicamente existindo possibilidade, vamos continuar acreditando que alguma coisa possa acontecer. Não podemos mudar nosso foco - afirmou Dorival, antes de seguir:

- É uma vantagem considerável, conquistado com merecimento. Tudo pode acontecer. Lembro de 2009, Flamengo saiu da 14ª colocação e chegou quando poucas pessoas imaginavam. Futebol é assim. Temos que fazer nossa parte, sem pensar nos adversários - relembrando a última conquista do Flamengo.

Sobre a atuação do Flamengo diante do Santos, no Maracanã, Dorival ficou satisfeito com a equipe, que manteve o estilo de jogo apesar dos desfalques - Lucas Paquetá, Arão e Renê cumpriram suspensões. Na visão do treinador, o time teve calma para encontrar o melhor posicionamento em campo, criando as melhores chances na etapa final.

- Fico feliz de ver que mantivemos a postura, equilíbrio, controle, buscando um posicionamento correto em campo e depois melhorou, criamos mais e fizemos um resultado importante frente a uma equipe que nos exigiu e nos deu muito trabalho.

Os jogadores do Flamengo se reapresentam nesta sexta-feira, às 15h, no Ninho do Urubu. Após a atividade, a delegação rubro-negra embarca para Recife. No domingo, o compromisso é diante do Sport, na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada.

Confira outras respostas do técnico Dorival Júnior:

Abertura da coletiva

Primeiro, parabenizar ao Flamengo e a imensa torcida por mais um ano marcando a história do futebol brasileiro e mundial.

Receptividade da torcida e crescimento após o intervalo

Temos que entender o torcedor, nós também não estávamos satisfeitos, principalmente com a última atuação. Acho que a equipe se reequilibrou, foi um fato importante, um pouco nervoso no início, jogo muito aberto desnecessariamente. O Santos sabe contra-atacar.

Melhoramos na etapa final, atacamos os espaços, fizemos o gol e sentimos a necessidade de guardar a frente da nossa área, é normal, mesmo que a gente não peça. Acabou acontecendo. Trouxemos o Santos, tivemos oportunidade de contra-atacar. De modo geral, importante colocar que o anseio do torcedor em relação a equipe é o mesmo que nós temos. Queremos sempre o melhor, os resultados para eles e lutamos por eles. Em uma rodada ou outra, não vamos conseguir.

São oitos partidas sob o meu comando, apenas uma derrota que marcou muito, chateou e isso mostra o poder de recuperação da equipe. Fica uma expectativa que em um futuro bem curto as coisas possam acontecer.

Satisfação do técnico quando as substituições "resultam" em gol

Não preenche por completo. Ver a equipe atuar bem, com segurança, com oportunidades, passe uma certeza maior do que um gol em que você faz a opção pelo momento dos atletas. O que sinto é que valorizo mais o trabalho no conjunto do que atitudes individuais. Todos estão tentando ler uma partida o quanto antes para buscar as alterações, tanto de movimentos tático quanto nomes. É satisfatório no momento, mas o principal é ver o time atuando bem diante da torcida.