Topo

Mudanças fazem Flamengo crescer em partida de pouca criatividade

16/11/2018 07h00

Os três pontos conquistados pelo Flamengo diante do Santos, na última quinta-feira, foram o fato mais importante da partida disputada no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe de Dorival Júnior alcançou a marca de 63 pontos, se mantém entre os três melhores times da competição, e se coloca em uma boa posição para conquistar uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

A atuação do Flamengo foi, em termos gerais, positiva, apesar da falta de criatividade em alguns momentos do duelo. As substituições feitas por Dorival Júnior foram essenciais para o triunfo, já que dois jogadores que saíram do banco participaram diretamente da jogada que resultou no gol: Orlando Berrío, com a assistência, e Henrique Dourado, com uma finalização precisa.

No primeiro tempo, o Flamengo se destacou mais pelo trabalho sem bola do que propriamente pela posse da mesma. O rápido ataque do Santos pouco produziu nos primeiros 45 minutos porque a bola não chegava neles em uma posição favorável no campo, já que a pressão do rubro-negro na saída santista era muito efetiva e os jogadores de meio-campo da equipe visitante pouco conseguiram produzir ofensivamente, ficando 'sufocados'. O resultado: um desempenho ruim dos comandados de Cuca na etapa.

Em termos de ataque, porém, o Flamengo deixou a desejar: 57% de posse de bola, mas nenhuma oportunidade real de gol criada. Os números, retirados do site "Sofascore", indicam uma equipe que estava com a bola no pé, mas que parecia não saber o que fazer, com muitos toques sem objetividade, que não conseguiam entrar na área adversária - não tampouco, a equipe de Dorival Júnior finalizou dez vezes de fora da área, oferecendo pouco perigo a Vanderlei.

Na etapa complementar, Henrique Dourado entrou no lugar de Uribe, que estava com um problema muscular. O colombiano, que pouco produziu no tempo em que esteve em campo, viu o Ceifador não aparecer tanto fora da área, contribuindo na criação das jogadas, mas estar no lugar certo e na hora certa para fazer o gol da vitória do Flamengo.

As substituições foram a chave para o Flamengo na partida. Dorival Júnior enxergou a dificuldade de criação e colocou Jean Lucas no lugar de Rômulo; O jovem ofereceu mais movimentação ao meio-campo, já que é um jogador mais dinâmico, o que resultou em uma equipe com 'mais vida' no ataque, sabendo explorar melhor os espaços deixados pelo Santos.

O terceiro jogador que entrou em campo foi Berrío. Querido pela torcida, o colombiano provou que pode ser uma opção útil para Dorival nessa reta final vindo do banco de reservas. Sua velocidade e movimentação foram fatores importantes para que ele se desmarcasse e, com um belo passe de Diego, conectasse Henrique Dourado do lado oposto, criando a jogada que resultou no balançar das redes.

As mexidas de Dorival Júnior resultaram em um Flamengo de menos posse da bola, mas que chegava ao ataque com mais facilidade, de uma forma mais direta. Com as movimentações dos jogadores da parte central e do ataque, o rubro-negro melhorou na partida e garantiu um importante triunfo em atuação que foi, no geral, pouco criativa.

A equipe da Gávea, que ainda possui chances matemáticas de conquistar o título do Brasileirão, retorna aos gramados no próximo domingo, para enfrentar o Sport, que luta contra a zona de rebaixamento, na Ilha do Retiro.