Topo

Com mudanças, Brasil recebe Camarões no último amistoso do ano

19/11/2018 19h00

Em seu último amistoso no ano de 2018, a Seleção Brasileira encara Camarões nesta terça-feira, às 17h30 (Brasília). O duelo será no MK Stadium, em Milton Keynes, na Inglaterra. Este será o primeiro confronto do Brasil diante de um rival africano desde que Tite assumiu o comando, em agosto de 2016.

Algumas mudanças já estão previstas em relação ao time que enfrentou o Uruguai. Com Marcelo lesionado, Alex Sandro assume a lateral esquerda - Filipe Luís foi titular contra o rival sul-americano. Paulinho deve ganhar uma vaga no meio-campo; Marquinhos e Pablo irão compor a zaga da Canarinho.

Tite irá propor modificações na escalação do Brasil

Tite segue na missão de analisar o máximo de jogadores possível para a Copa América de 2019. Prova disso serão as escalações de Ederson, Marquinhos, Pablo, Alex Sandro e Firmino nesta sexta-feira - já são três alterações no Brasil em relação ao elenco que enfrentou o Uruguai.

O comandante da Canarinho, porém, alegou não poder alterar a escalação inteira de uma só vez. Em entrevista coletiva, Tite falou sobre as dificuldades de montar uma base para a Seleção Brasileira, especialmente com desfalques importantes no meio de campo, como Philippe Coutinho.

- Falei para os atletas que não consigo conceber oportunidades mudando os 11, sem o mínimo de treinamento juntos. Aproveitamos para poder dar links, mas sabemos que o desempenho dentro do jogo vai oscilar por isso. Ainda não está montada a base do "jogar sem pensar". Nesse aspecto, peças do setor de meio-campo têm feito mais falta. Encontrar esse ponto de equilíbrio tem sido desafiador para a gente - afirmou o treinador.

Seedorf vê duelo 'especial' para Camarões

O teor amistoso não tira a importância do duelo desta terça-feira - ao menos não para Seedorf. Treinador de Camarões, o holandês assumiu o cargo em agosto de 2018. De lá para cá, foram três jogos: uma vitória e um empate diante do Malawi, além de uma derrota para o Marrocos na última sexta-feira.

Em sua primeira visita ao MK Stadium - estádio em que não atuou como jogador -, Seedorf pode ter seu maior desafio à frente dos Leões. Para o comandante, enfrentar a Canarinho carrega um fator extracampo especial e servirá como preparação de luxo para futuros compromissos de Camarões.

- Jogar diante do Brasil é sempre especial. Vai ser uma experiência gigante para mim e para a comissão técnica. É um grande momento de teste, para entender onde estamos enquanto equipe. Além do resultado e o que acontecer no jogo de fato, a maneira que nos preparamos e a atenção em torno disso vai nos ajudar para jogos importantes no futuro - disse à BBC Sport.

Brasil mantém invencibilidade de 15 anos contra seleções africanas

15 jogos, 15 vitórias e 15 anos separam 2018 da última derrota do Brasil para uma seleção africana. O último tropeço verde e amarelo foi na Copa das Confederações de 2003. O adversário foi justamente Camarões; no duelo, Eto'o balançou as redes e marcou o único gol da partida.

Por outro lado, o retrospecto recente entre Brasil e Camarões é favorável à Canarinho. Na Copa do Mundo de 2014, goleada por 4 a 1 na terceira rodada da fase de grupos. Neymar (duas vezes), Fred e Fernandinho marcaram os gols da Seleção; Matip fez o gol de honra africano.

FICHA TÉCNICA

AMISTOSO

BRASIL X CAMARÕES

Estádio: MK Stadium, em Milton Keynes, Buckinghamshire (Inglaterra)

Data: 20 de novembro de 2018, às 17h30

Brasil: Ederson; Danilo (Fabinho), Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Arthur, Walace, Allan (Rafinha); Richarlison (Willian), Neymar, Firmino. Técnico: Tite.

?

Camarões: Onana; Collins Fai, Onguéné, Ngadeu Ngadjui e Bong; Pierre Kunde, Anguissa e Mandjeck; Bassogog, Choupo-Moting e Ekambi. Técnico: Clarence Seedorf.