Topo

Com novo revés, Jair alimenta sombra de Carille no Corinthians

22/11/2018 06h30

O técnico Jair Ventura vem sendo bancado pelos dirigentes do Corinthians, dos diretores ao presidente, para a temporada 2019. No entanto, as atuações ruins na reta final da temporada, sem que o comandante consiga impor uma reação ao time, deixam sua situação fragilizada. Isso novamente aconteceu contra o Atlético-PR, nova derrota que acaba por alimentar uma sombra para o treinador: Fábio Carille, atual comandante do Al Wehda, da Arábia Saudita.

Em todo clube é assim. Todo treinador muito vitorioso acaba tendo as portas abertas para quando quiser voltar. No caso de Carille, a saudade é maior por as lembranças serem recentes. Em menos de dois anos, conquistou três títulos: dois Paulistas (2017 e 2018) e um Brasileiro (2018). Histórico. Quer sombra maior que essa?

Na semana passada, o presidente Andrés Sanchez viajou à Europa e acabou se encontrando com Paulo Pitombeira, empresário de Carille. Na conversa, falou-se sobre a situação do técnico e houve uma reaproximação, já que ocorreram atritos durante a saída de Carille. Isso não significa que ele voltará ao clube em 2019, mas é algo que pode deixar Jair preocupado, embora ele não demita isso e siga passando a bola para a diretoria, posição correta.

Na Arena da Baixada, o Corinthians até fez um primeiro tempo aceitável, com jogadas bem trabalhadas. Mas impressiona como a equipe incomoda pouco o adversário no ataque. Na hora de decidir, falta poder ofensivo. O Corinthians dos últimos anos não é uma equipe de criação farta, mas até o "pouco" de outrora foi reduzido. E lá atrás, por mais que Jair treine e treine, os gols seguem saindo de maneira parecida. Desta vez, novamente em cobrança de escanteio, algo treinado à exaustão pelo treinador na véspera das partidas.

O presidente Andrés Sanchez e seus pares seguem garantindo que darão a Jair a oportunidade de fazer uma pré-temporada e montar seu time. É possível. Mas com o futebol e os resultados que vem apresentando, vai ser difícil o atual comandante se livrar da sombra de Fábio Carille.