Topo

Brasil terá trio de arbitragem na Copa do Mundo de futebol feminino

03/12/2018 14h46

Com três brasileiras, a Fifa divulgou nesta segunda-feira os nomes das 27 árbitras e das 48 bandeirinhas para a Copa do Mundo de futebol feminina, que será disputada em 2019, na França. Ao todo, 42 países estão representados, com 24 seleções.

A árbitra brasileira será Edina Alves Batista, do Paraná. O país tem ainda duas auxiliares: Neuza Back, de Santa Catarina, e Tatiane Sacilotti, de São Paulo. A Copa do Mundo Feminina da FIFA França 2019 será disputada de 7 de junho a 7 de julho em Grenoble, Le Havre, Lyon, Montpellier, Nice, Paris, Reims, Rennes e Valenciennes. A final terá lugar em Lyon no domingo, 7 de julho de 2019.

A preparação delas para a Copa começou com um grupo inicial de árbitras e árbitras assistentes de todo o mundo em setembro de 2015, quando a FIFA iniciou oficialmente o projeto de arbitragem de mulheres da Road to France 2019.

Como parte deste projeto, seminários preparatórios foram realizados nos últimos três anos para árbitros e árbitros assistentes, com foco na proteção dos jogadores e na imagem do jogo, bem como na consistência na interpretação das Leis do Jogo. A especialização técnica, a compreensão do futebol, a capacidade física e a capacidade de ler o jogo e as abordagens táticas das equipas em cada partida foram os principais tópicos abordados nestes seminários.

As árbitras selecionadas para a próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA, a competição mais importante do esporte feminino, demonstraram suas habilidades em torneios anteriores, incluindo a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA Jordânia 2016 e Uruguai 2018, bem como a FIFA sub-20, Copa do Mundo Feminina em Papua Nova Guiné em 2016 e neste verão na Bretanha, França.

A preparação continuará para as selecionadas entre o momento atual e o começo da França 2019. Haverá uma série de outros seminários preparatórios, enquanto os instrutores de arbitragem da FIFA realizarão o trabalho de observação e fornecerão apoio e orientação contínuos.