Topo

Com gol do ex-corintiano Felipe, Porto vence Galatasaray em jogo de 5 gols

Felipe comemora o seu nono gol anotado com a camisa do Porto - Murad Sezer/Reuters
Felipe comemora o seu nono gol anotado com a camisa do Porto Imagem: Murad Sezer/Reuters

11/12/2018 18h43

No jogo que marcou o encerramento do Grupo D da Liga dos Campeões, o Porto, já classificado e com o primeiro lugar da chave assegurado, visitou o Galatasaray e conseguiu uma importante vitória nesta terça-feira (11), Em partida movimentada, os portugueses venceram por 3 a 2, com gols do ex-corintiano Felipe, Marega e Sergio Oliveira; Feghouli e Derdiyok descontaram para os turcos.

Com a vitória, os líderes portugueses alcançaram os 16 pontos. Já o Galatasaray, mesmo com a derrota, conseguiu a vaga para Liga Europa, já que o Lokomotiv foi derrotado pelo Schalke 04, que já tinha a segunda posição garantida e terminou a participação com vitória por 1 a 0. Os alemães chegaram aos 11 pontos.

A partida começou com toda velocidade na Turk Telekom Arena. Os donos da casa, ainda disputando o terceiro lugar que dá direito a uma vaga na Liga Europa, foram para cima e ficaram muito próximos de sair em vantagem aos 9 minutos.

Em bola alçada para área, Derdiyok finalizou e obrigou Casillas a fazer grande defesa; No rebote, Garry Rodrigues chutou e Diogo Leite salvou em cima da linha com o braço. Entretanto, o pênalti não foi marcado para os turcos, já que o árbitro assinalou impedimento no início da jogada.

O Porto não se abateu com o perigo e abriu o placar logo depois. Aos 16 minutos, Alex Telles cobrou falta na área e o zagueiro brasileiro Felipe subiu mais alto que toda zaga do Galatasaray para testar para as redes e marcar seu nono gol com a camisa do Porto, superando a marca de gols com a camisa do Corinthians.

A reta final do primeiro tempo foi também de grande movimentação, a começar pelo segundo gol do Porto. Marega cobrou pênalti sofrido por Hernani e dobrou a vantagem dos portugueses aos 41. No último lance da etapa inicial, Feghouli, também de pênalti, descontou para o Galatasaray, colocando fogo na partida na volta dos vestiários.

Mas o ímpeto dos turcos foi subitamente freado pelos portugueses. Aos 12 minutos no segundo tempo, Hernani partiu em velocidade pela ponta direita, invadiu a área e rolou para Sérgio Oliveira, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e marcar o terceiro. O Galatasaray logo voltou ao jogo na marca de 20 minutos, quando Derdiyok completou cruzamento de Garry Rodrigues e diminuiu a vantagem.

O Galatasaray teve a chance de ouro para empatar a partida dentro de casa, dois minutos após o segundo gol, com uma cobrança de pênalti sofrido por Garry Rodrigues. Feghouli foi para a batida e carimbou o travessão de Casillas, na última oportunidade dos turcos na partida.