Topo

Após temporada intensa, Vitinho projeta 2019 "bem melhor" no Flamengo

Atacante fez 22 jogos como titular e seis saindo do banco de reservas neste ano - Divulgação/Flamengo
Atacante fez 22 jogos como titular e seis saindo do banco de reservas neste ano Imagem: Divulgação/Flamengo

16/12/2018 07h30

Uma gigante expectativa cercou a chegada de Vitinho ao Flamengo. Maior investimento da história do clube, o atacante de 25 anos ainda veio do CSKA-RUS, com a responsabilidade de substituir Vinicius Júnior, que havia deixado a Gávea semanas antes rumo ao Real Madrid. O período de adaptação ao time foi praticamente inexistente, o que não diminuiu a cobrança sobre o camisa 14.

Na visão do atacante, os cinco primeiros meses como jogador do Flamengo serviram de aprendizado. Agora, podendo trabalhar com o grupo profissional desde a pré-temporada, Vitinho quer alcançar os objetivos do clube em 2019.

"Eu passei por um período intenso. Cheguei e joguei todos os jogos que o Flamengo disputou (sendo 22 como titular e seis como reserva). Foi um momento de muito aprendizado e de experiência", disse Vitinho, antes de comentar a expectativa para a próxima temporada:

"Já projeto o ano de 2019 bem melhor porque vou começar a pré-temporada com os meus companheiros desde o início. Vou poder crescer a cada dia e, com o trabalho duro, vamos poder alcançar nossos objetivos", afirmou o camisa 14.

Com as saídas de Marlos, Geuvânio e Lucas Paquetá, Vitinho, por ora, está sem concorrência no elenco profissional para atuar no lado esquerdo do ataque do Flamengo. A diretoria, no entanto, ainda busca reforços para o elenco rubro-negro, que será comandado pelo técnico Abel Braga na próxima temporada.

Desde o anúncio de sua contratação pelo Fla, em 27 de junho, Vitinho viveu uma maratona, começando pela sua apresentação. O jogador deixou a Rússia no sábado (28) e, já no dia seguinte, foi saudado pela torcida no Maracanã no intervalo da vitória por 4 a 1 sobre o Sport, pelo Brasileirão.

Apenas três dias depois, o atacante realizou o seu "sonho de moleque", estreando pelo Rubro-Negro diante do Grêmio, em Porto Alegre, em partida decisiva pela Copa do Brasil. A partir dai, foram 27 partidas disputadas pelo Flamengo, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, e o camisa 14 atuou em todas. Assim, Vitinho terminou o ano como o 13º jogador com mais minutos em campo, apesar de não ter participado do primeiro semestre.

No Brasileirão, Vitinho teve números importantes pelo Flamengo, que acabou com o vice-campeonato nacional. Foi o líder de assistências do time, com seis, seguido pelo meia Everton Ribeiro e pelo lateral Renê, ambos com cinco. O atacante ainda foi o segundo maior finalizador do Fla: 59 chutes em 22 jogos.

Evolução de Everton Ribeiro é exemplo

Um dos destaques do Flamengo em 2018, Everton Ribeiro fez um ano com boas atuações com frequência, aparecendo bem em momentos decisivos. Contudo, o camisa 7 viveu situação parecida com a de Vitinho quando foi contratado em agosto de 2017 e disputou o segundo semestre sem ter tido tempo adequado para adaptar-se ao clube e ao estilo de jogo do Rubro-Negro.

Vindo do Al Ahli, dos Emirados Árabes, Everton Ribeiro disputou 40 jogos entre agosto e dezembro de 2017. Foram sete gols, mas a oscilação do meia, neste período, foi marcante. Na temporada recém-encerrada, foi o oposto. O camisa 7 foi dos mais regulares, terminando o ano com 10 gols em 57 partidas.