Topo

Santos foi o clube com mais gols 'da base' em 2018, mas vai perder peças

Gabigol fez 27 gols em jogos oficiais; já Rodrygo balançou as redes em 12 ocasiões - Ivan Storti/SantosFC
Gabigol fez 27 gols em jogos oficiais; já Rodrygo balançou as redes em 12 ocasiões Imagem: Ivan Storti/SantosFC

30/12/2018 09h38

A poucos dias da reapresentação do elenco para a temporada 2019, o Santos ainda não anunciou reforços, mas fecha o ano de 2018 como o clube da Série A com mais gols de jogadores oriundos de suas categorias de base. Ao todo, foram 50 tentos de autoria dos pratas da casa santistas.

O problema é que o principal goleador dessa lista já deixou o clube (Gabigol), e o vice (Rodrygo) tem prazo de validade. A missão do técnico Jorge Sampaoli será arrumar alternativas para fazer valer a tradição dos Meninos da Vila mais uma vez.

Gabigol, que encerrou seu período de empréstimo após ser cedido por um ano pela Inter de Milão, balançou a rede 27 vezes em jogos oficiais. O número representou praticamente um terço dos gols do Santos em toda a temporada, além de ser mais da metade dos tentos acumulados pelos atletas revelados pelo clube.

Leia também:

Sua saída deixa uma brecha no elenco e, principalmente, no poderio ofensivo do time que, até o momento, não tem um substituto para o atacante. A base, historicamente, é uma alternativa para preencher uma lacuna quando há poucos recursos e necessidade de reposição e mostrou sua força em 2018.

Depois de Gabigol, Rodrygo foi o prata da casa com mais gols na temporada: 12. Porém é outro que deixará o clube em breve, mais precisamente no meio do ano, quando se apresentará ao Real Madrid. Mais uma perda considerável, cuja consequência cairá nas mãos de Sampaoli para resolver.

Para completar, os outros da lista de crias da base não são garantia de bola na rede: Arthur Gomes (quatro gols), Lucas Veríssimo (dois gols), Gustavo Henrique (dois gols) e Diogo Vitor (um gol). O atacante Yuri Alberto, potencialmente o substituto natural de Gabigol proveniente da base, marcou apenas duas vezes em 2018.

Enquanto os rivais se movimentam na janela de transferências, a grande contratação santista foi a chegada de Sampaoli, que já deve saber das dificuldades do clube para conseguir bons negócios com recursos limitados, e terá de lidar com perdas significativas. A base, que já salvou o clube anteriormente, poderá mostrar sua força outra vez, dessa vez sob o comando de um técnico que gosta de ser criativo com as peças que recebe.

Ranking dos clubes da Série A com mais gols 'da base' em 2018

  1. Santos: 50 gols
  2. Grêmio: 46 gols
  3. Atlético-PR: 45 gols
  4. Fluminense: 40 gols
  5. Flamengo: 33 gols
  6. Ceará: 25 gols
  7. Vasco: 18 gols
  8. Internacional: 16 gols
  9. São Paulo: 12 gols
  10. Bahia: 10 gols