Flamengo mantém bom retrospecto contra clubes da Europa

Com dois gols de Uribe no tempo normal - que terminou empatado em 2 a 2 - e um triunfo por 4 a 3 nos pênaltis, o Flamengo estreou na temporada 2019 vencendo o Ajax, da Holanda, pela Florida Cup. Resultado que, além abrir um bom horizonte para o trabalho iniciado por Abel Braga, manteve o bom retrospecto do clube contra equipes da Europa.

O duelo foi o 219º entre o Rubro-Negro e um time do Velho Continente em toda a sua história, e o terceiro contra um holandês. Ao todo, são 108 vitórias - sem levar em conta o resultado das penalidades -, 47 empates e 64 derrotas, obtendo um aproveitamento de 56,4% dos pontos - rendimento que no último Brasileiro lhe garantiria a 5ª colocação.

O primeiro confronto entre a equipe da Gávea e um europeu aconteceu em 1948, quando os cariocas receberam a visita do Southampton. A partida - disputada em São Januário, campo do Vasco - terminou com o êxito inglês por 3 a 1. O início das vitórias se daria no encontro com o Arsenal, no ano seguinte, devolvendo exatamente o mesmo placar sofrido.

O jogo mais importante, no entanto, aconteceu em 1981. Campeão da Libertadores, o Flamengo foi até o Japão encarar o Liverpool, detentor da taça europeia, e saiu de lá consagrado como o melhor time do mundo após vencer os ingleses por 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio, todos marcados ainda no primeiro tempo.

Contra holandeses, a primeira partida realizada foi em 1988, também enfrentando o Ajax. Na ocasião, em Amsterdã, triunfou o rubro-negro por 1 a 0, com gol de Renato Carioca após jogada de Zinho. Dez anos mais tarde, novo duelo contra um clube da Holanda, dessa vez, o Vitesse. Romário marcou no empate em 1 a 1, mas o time acabou derrotado nas cobranças de pênalti.

Agora, o Flamengo emplaca seu terceiro jogo contra europeus sem derrotadas, tendo vencido anteriormente o Bétis, da Espanha, em 2000, por 2 a 1, com gols de Edílson e Adriano, e empatado em 0 a 0 com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, em 2015.

No sábado, o Flamengo volta a campo pela competição nos Estados Unidos, novamente enfrentando uma equipe do exterior. Às 19 horas, a equipe encarará o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, naquele que será o terceiro encontro entre os clubes. Em 1954, comandado por Evaristo e Zagallo, empate em 1 a 1 - Zezinho fez o gol rubro-negro. Em 80, vitória brasileira por 3 a 1, com tentos de Zico, Nunes e Andrade.

FLAMENGO X EUROPEUS

219 jogos

108 vitórias

47 empates

64 derrotas

?444 gols marcados

317 gols sofridos

Maior goleada:

07/06/1956 - Brann-NOR 1x12 Flamengo

Maior derrota:

?26/04/1960 - Motherwell-ESC 9x2 Flamengo

UOL Cursos Online

Todos os cursos