Topo

24 treinos em 15 dias: Sampaoli põe à prova sua pré-temporada no Santos

Jorge Sampaoli comandará o Santos no primeiro jogo oficial da temporada 2019 - Ivan Storti/SantosFC
Jorge Sampaoli comandará o Santos no primeiro jogo oficial da temporada 2019 Imagem: Ivan Storti/SantosFC

19/01/2019 11h44

Neste sábado (19), às 17h, na Vila Belmiro, o Santos inicia sua caminhada na temporada de 2019. A estreia no Campeonato Paulista será contra a Ferroviária, no primeiro jogo oficial de Jorge Sampaoli no Brasil. O argentino comandou 15 dias de pré-temporada no CT Rei Pelé, nove deles com atividades em dois períodos, totalizando 24 treinos em duas semanas.

Conhecido por um estilo enérgico, liderou atividades intensas no CT e levou os jogadores à exaustão. Agora, colocará à prova o estilo de jogo ofensivo, priorizando a posse de bola - um pouco dele já foi mostrado no amistoso contra o Corinthians, no último domingo, em Itaquera.

Intensidade e energia

Embora praticamente todos os treinos tenham sido fechados à imprensa, foi possível notar, por depoimentos dos próprios jogadores, que o estilo de treino de Sampaoli é bem definido: curto e intenso. Alguns jogadores foram até surpreendidos por tamanha energia nas atividades. Ao LANCE!, o meia Jean Mota deu mais detalhes.

"Ele preza muito pela intensidade. Perdeu a bola? Pressiona. E o que ele preza também é que a gente jogue no campo adversário. Temos procurado acatar o que ele pede da melhor maneira para colocar dentro de campo. Ele é meio ativo, às vezes, fala muito rápido. Aí perguntamos para o auxiliar (risos)", brincou.

Poucas entrevistas e palavras duras

Sampaoli não concede entrevistas exclusivas, nem mesmo para veículos argentinos. O argentino fala apenas em coletivas de imprensa. Foram três até o momento: apresentação, pós-jogo contra o Corinthians e pré-jogo contra a Ferroviária. Depois do amistoso, foi duro ao falar da negociação entre Bruno Henrique e Flamengo, colocando o dinheiro como a prioridade do camisa 11.

Na última sexta-feira, também, disse que não sabia da crise financeira do Santos quando aceitou o convite pra trabalhar no Brasil. O treinador cobrou publicamente reforços do presidente José Carlos Peres e se mostrou descontente com a situação atual.

Rigidez e elenco nas rédeas

Desde o começo do trabalho, Sampaoli deixou clara a intenção de enxugar o elenco santista e tem sido rígido com peças que não rendem durante os treinos. Eduardo Sasha, por exemplo, foi liberado por ele para buscar outro clube, caso deseje. O goleiro Vladimir não foi inscrito no Campeonato Paulista.

O atacante Rodrigão, o meio-campista Rafael Longuine e os zagueiros Cleber Reis e Fabián Noguera tampouco foram inscritos no Paulistão. Nenhum está nos planos do comandante. A diretoria tem gostado do pulso firme do comandante com os atletas.

Time-base

O time-base de Sampaoli deve ser bem parecido com o visto contra o Corinthians, em Itaquera, priorizando os seguintes aspectos: posse de bola e jogo ofensivo com laterais e pontas bem abertos, dando amplitude ao time, além de uma linha alta de três defensores para sair com a bola. Contra o rival de Itaquera, foi formada por Luiz Felipe, Alison e Gustavo Henrique.

O provável Santos para a estreia tem: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Jean Mota; Bruno Henrique e Felippe Cardoso.

Sampaoli e gringos são as novidades do Santos; veja resumo dos reforços

UOL Esporte