Topo

Aliados de Galiotte são eleitos presidente e vice do COF do Palmeiras

22/03/2019 21h23

A votação para presidência e vice-presidência do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) do Palmeiras, nesta sexta-feira, representou mais uma vitória política de Maurício Galiotte. O presidente viu aliados seus serem eleitos para as principais cadeiras do órgão e, agora, tem seu grupo à frente de todas as instâncias do clube neste seu segundo mandato.

Tommaso Mancini foi eleito presidente do COF, recebendo dez votos, contra oito de Savério Orlandi, oposicionista a Galiotte. Já a vice-presidência ficou com Manoel Dantas Pinheiro Filho, que alcançou 11 votos, quatro a mais em relação a Walter Munhoz, que também é contrário à gestão do presidente.

Além do COF, Maurício Galiotte, eleito em novembro para um segundo mandato que durará até o final de 2021, tem também aliados à frente do Conselho Deliberativo: Seraphim Del Grande, reeleito presidente, e Roberto Silva, que ganhou o posto de vice-presidente do órgão.

O COF, como o próprio nome indica, é responsável por fiscalizar e orientar a diretoria executiva. É por lá que os balancetes mensais são aprovados, até que o Conselho Deliberativo aprove o balanço anual, como houve na reunião desta segunda com o documento de 2018. Em votação na terça, o órgão passou a ser dividido com nove membros ligados à situação, enquanto outros seis são parte da oposição.

Houve no ano passado um racha entre o órgão e o comando do clube por conta dos aditivos em contratos da Crefisa, que transformaram em dívida os mais de R$ 120 milhões investidos pela empresa em reforços nos últimos três anos, com correção monetária. Pela divergência, os balancetes mensais de 2018 foram reprovados. O balanço do ano passado, contudo, foi aprovado, mas com ressalvas pelos cofistas.

Todos os ex-presidentes vivos do Palmeiras são membros natos do COF, ou seja, fazem parte do conselho sem precisar de eleição. Mustafá é o mais presente, mas Affonso Della Monica, Arnaldo Tirone, Carlos Bernardo Facchina Nunes, Luiz Gonzaga Belluzo e Paulo Nobre também têm cadeiras. O último está afastado do clube por conta de divergências com Galiotte, seu sucessor, e não comparece a nenhuma reunião.

No COF atual, Ennio George Elias Camarano, Nobuyuki Yokoyama (Nobu), Antônio Sérgio Orciuolo, Manoel Dantas Pinheiro Filho, Celso Bellini, Carlos Degon, Neive Conceição, João Gaviolli e Tommaso Mancini são os que apoiam Maurício Galiotte e Leila Pereira. Entre os suplentes, completam a aliança Walter Marconi, Rubens Reis de Souza Júnior, Faustino Caputo, Valter Cesar Teixeira Pinto e Orpheu Gaspar Puglia.

Já os oposicionistas são: Savério Orlandi, Hislande Pereira Bueno Júnior, Guilherme Pereira, Sérgio Moyses, Carlos Antônio Faedo e Walter Munhoz. Mario Kaminski e Luiz Mousinho são os suplentes também contrários à atual gestão do Palmeiras.