Topo

Artilheiro da temporada, Luciano tem melhor início da carreira pelo Flu

Luciano, do Fluminense, comemora seu gol durante partida contra o Luverdense pela Copa do Brasil 2019 - Thiago Ribeiro/AGIF
Luciano, do Fluminense, comemora seu gol durante partida contra o Luverdense pela Copa do Brasil 2019 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/04/2019 07h00

Luciano é um dos destaques do Fluminense. Após a vitória sobre o Luverdense, pela Copa do Brasil, o camisa 18 se isolou como artilheiro do Tricolor no ano. Até aqui, o atleta soma onze gols em 19 jogos, números que representam o início mais goleador do jogador desde que se tornou um profissional, em 2012, pelo Atlético-GO.

''Foi uma vitória para lavar a alma. Sabemos que poderíamos estar na final do Carioca, mas já passou. Soubemos deixar para trás. Hoje, teve a dificuldade por causa da chuva, mas soubemos fazer nosso jogo. Classificação importante, seguimos vivos na Copa do Brasil e firmes para a estreia no Brasileiro. Estão todos de parabéns'', disse Luciano, ao "Sportv", após a partida.

Os onze gols marcados em 2019, inclusive, superam números de cinco anos inteiros jogados por Luciano. Com exceção de 2013, quando marcou 13 gols pelo Avaí, e 2014, quando balançou a rede em 15 oportunidades pelo Corinthians, o atacante já possui números maiores na atual temporada, apesar de ainda estar em abril, do que os desempenho em 2012, 2015, 2016, 2017 e 2018, quando chegou ao clube das Laranjeiras.

Sem Pedro, que se lesionou em agosto do ano passado sendo um o principal destaque do Fluminense, Luciano assumiu a responsabilidade e fez o possível para que torcedor sentisse a ausência do camisa 9 de uma forma, em certa parte, leve. Desde que chegou à Laranjeiras, o camisa 18 encaixou na equipe; no ano passado, se destacou na campanha do Flu na Sul-Americana e, em 2019, sai na frente pela briga de artilheiro do time de Fernando Diniz.

Importante taticamente, aparecendo constantemente fora da área e ajudando na marcação no campo adversário, Luciano assumiu uma postura artilheira e, com média de 0,57 gol por partida, se tornou uma das principais armas ofensivas da equipe. O camisa 18 se entende com Yony González e Everaldo, os companheiros de um ataque que marcou 38 gols na temporada.