Topo

Bahia faz homenagem aos índios nos próximos dois jogos

17/04/2019 16h27

No próxima sexta-feira, mais precisamente no dia 19 de abril, o país comemora em caráter oficial o Dia do Índio e o Bahia, seguindo sua tradição de lembrar grandes figuras representativas da história nacional, vem fazendo bonitas homenagens nesse mês de abril em alusão a data comemorativa.

O clube de Salvador divulgou duas imagens comumente relacionadas a supostos atletas relacionados para os confrontos diante do Londrina nessa quarta (17) pela Copa do Brasil e também contra o Bahia de Feira na decisão do estadual do próximo domingo (21).

Porém, ao invés de contar com os nomes do atletas atuais do plantel, a numeração incluiu 46 nomes de personalidades indígenas com presença em diversos eventos históricos não somente em solo baiano como nacional. Além dessa referência, o time também entrará em campo nos jogos em questão tendo na camisa o nome dos homenageados.

Na última terça-feira (16), o clube já havia feito uma ação dentro da campanha chamada de #ABRILindígena divulgando em suas redes sociais um vídeo produzido sobre a demarcação de terras indígenas.

Política de consciência social

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, fez questão de reforçar a ideia de criar maior impacto de consciência social formando uma comissão especial para esse tipo de campanha:

- Desde 2017, quando eu assumi a presidência, nós percebemos diversos incômodos em temas que, por mais que pareçam fora do futebol, tem tudo a ver com a nossa realidade de um clube nordestino em uma cidade negra e um estado que sofre com problemas sociais históricos. Com isso, criamos um departamento dentro do clube para criar ações afirmativas, formado por voluntários, e que provocam temas que, na nossa visão, são positivos para avanços sociais e que trazem causas sociais para o debate - afirmou o mandatário.

- A partir daí vimos que essa ação tinha ressonância, importância, e que houveram alguns avanços diante das nossas iniciativas e, então, consolidamos esse Núcleo de Ações Afirmativas como algo permanente no clube. Estamos bem satisfeitos como os resultados sabendo que são muitos os desafios que temos pela frente - concluiu Bellintani em entrevista dada ao programa Seleção SporTV.

Confira os 46 homenageados pelo Bahia:

Bahia x Londrina

1- Ajuricaba

2- Ângelo Kretã

3- Ângelo Xavier

4- Bahetá

5- Caboclo Marcelino

6- Crispim de Leão

7- Cunhambebe

8- Dadá

9- Francisco Rodelas

10- João Baetinga

11- Josefá Pataxó

12- Mandu Ladino

13- Mané Garrincha

14- Manuel Quadrado

15- Marçal Tupã-Y

16- Maria Venância

17- Mário Juruna

18- Pedro Poty

19- Rosalino Xakriabá

20- Samado Santos

21- Sebereba Aricobé

22- Sepé Tiajuru

23- Vitorino Condá

Bahia x Bahia de Feira

1- Armando Apako

2- Babau Tupinambá

3- Ceiça Pitaguary

4- Daniel Cabixi

5- Davi Yanomani

6- Eunice Kerexu

7- Galdino Pataxó

8- Gersem Baniwa

9- Joel Braz

10- Joênia Wapichana

11- Lázaro Kiriri

12- Maikele Tupinambá

13- Maninha

14- Maria Leusa

15- Maroto Kaimbé

16- Nivalda Amotara

17- Pequena

18- Quitéria Binga

19- Raoni Metuktire

20- Sônia Guajajara

21- Tuíra Kayapó

22- Valdelice Verón

23- Xicão Xukuru