Topo

São Paulo

Médico do São Paulo explica lesão de Pablo e esclarece cirurgia

Ale Cabral/AGIF
Imagem: Ale Cabral/AGIF

18/04/2019 14h25

Contratado para ser referência do ataque do São Paulo nesta temporada, o centroavante Pablo passará por cirurgia hoje (18) para a retirada de um cisto na região lombar da coluna. A princípio, o jogador lidava com dores nas panturrilhas, mas o departamento médico do Tricolor descobriu que o caso era mais complexo do que se imaginava.

De acordo com José Sanchez, médico do São Paulo, o diagnóstico do cisto na região lombar exigiu uma minuciosa investigação. Isto porque, as dores de Pablo eram nas panturrilhas e, mesmo após a realização do tratamento mais indicado, o problema permanecia.

"O Pablo teve, no dia do segundo jogo do Ituano (27/3), uma queda no solo, sofreu um trauma na região, que é algo comum na atividade dos atletas, e apresentou uma dor naquele local. Como o intervalo do jogo contra o Ituano e do Palmeiras (30/3) era muito curto, ele ficou um dia em repouso e foi para a partida (contra o Alviverde) sem nenhum problema. O Pablo teve uma recuperação plena desse problema (trauma) e foi para o jogo.", explicou o médico em pronunciamento dado no CT da Barra Funda.

"Contra o Palmeiras, ele apresentou, na saída da partida, dores nas duas panturrilhas. Em um dia, ele teve uma melhora importante na panturrilha esquerda, mas manteve o quadro de dor na panturrilha direita. Iniciamos o trabalho de recuperação no domingo. Na segunda-feira, fizemos a ressonância magnética, que apontou o trauma muscular", reiterou Sanchez.

Passada a semifinal, acreditava-se que o problema do camisa 12 do São Paulo era meramente muscular. Novamente, o tratamento foi iniciado e o clube se planejou para ter seu centroavante no segundo e decisivo jogo da final do Paulistão, contra o Corinthians, no próximo domingo. Novamente, a situação do atacante surpreendeu os médicos e novos exames foram realizados.

"Quando iniciamos o trabalho de fortalecimento, percebemos que ele estava com uma perda de força incompatível com o período que ele estava inativo. Ele estava pouco tempo inativo e estava com muita dificuldade. Isso nos chamou a atenção e nos motivou para fazermos uma pesquisa neurológica. Isso foi feito, tivemos o auxílio de uma colega especialista nesta área. Vimos que ele tinha um comprometimento neurológico. Isso nos motivou para ver a jogada e achamos que poderia ter algum envolvimento com o trauma com o comprometimento de algum nervo periférico".

Somente após todo esse processo e a revisão da jogada contra o Ituano, que gerou o problema inicial, é que o departamento médico do clube conseguiu encontrar o cisto na região lombar da coluna, o real responsável pelas dores. Isto porque, ele dificulta a transmissão de impulsos nervosos para os membros inferiores já que está localizado próxima à raiz nervosa.

"Fizemos uma ressonância da região lombar para ver se tinha algum envolvimento com a raiz nervosa. Nesse exame, visualizamos a presença de um cisto. O problema é que o cisto está em uma região que comprime raízes nervosas. Isso acaba dando problema de transmissão, de dificultar a transmissão do impulso nervoso para o membro inferior. Não poderíamos deixar isso continuar e teríamos que tomar alguma atitude. Decidimos fazer este procedimento cirúrgico", concluiu o médico do Tricolor em conversa com os jornalistas no CT da Barra Funda.

O São Paulo evita falar em prazos, mas a tendência é de que o centroavante fique, no mínimo, seis semanas fora de combate. A cirurgia pela qual Pablo passará no Hospital das Clínicas será feita por vídeo e o atleta poderá deixar o local andando. Em duas semanas, o jogador provavelmente estará realizando alguma atividade física para abreviar seu tempo de recuperação.

São Paulo