Topo

Flu sem Everaldo: quais são as opções de Fernando Diniz para o ataque?

19/04/2019 07h30

Everaldo está a caminho do Corinthians, de acordo com o próprio pai do atleta. O contrato do atacante com o Fluminense termina no dia 17 de maio e clube e agente do camisa 37 não chegaram em um consenso para a compra definitiva junto com o Velo Clube-SP, dono dos direitos federativos do jogador.

O atacante de 24 anos pode jogar as quatro primeiras rodadas do Fluminense no Brasileirão - contra Goiás, Santos, Grêmio e Botafogo -, mas logo depois irá para o Corinthians. Fernando Diniz, portanto, terá uma baixa na equipe titular do Tricolor, mas possui opções para suprir a ausência de Everaldo. O LANCE! mostra as formações que o treinador pode utilizar.

PEDRO E YONY NA ESQUERDA

Após uma lesão em agosto do ano passado, Pedro retornou na última quarta-feira, contra o Santa Cruz, pela Copa do Brasil. Apesar de ainda não estar nas condições físicas ideais, é esperado que o camisa 9 desenvolva esta parte no decorrer do campeonato e, por consequência, recupere a vaga de titular.

Nesse sentido, Yony González, que normalmente atua pelo centro do ataque, seria deslocado para o lado esquerda. A formação tática não seria alterada de forma radical, apenas o posicionamento de dois jogadores - justamente Pedro e Yony. Luciano e Ganso manteriam as movimentações usuais.

DOIS MEIAS

Em uma completa mudança de formação tática, Fernando Diniz pode adotar um esquema com dois meio-campistas mais avançados, deixando de utilizar três atacantes. Nesse caso, o time perderia em força pelos lados do campo, mas o toque de bola - principalmente pela faixa central do gramado - seria fortalecido, o que pode ser positivo a Paulo Henrique Ganso.

Dessa forma, seriam dois atacantes, que teriam mais liberdade para se mexer em todos os lados do gramado, e um meio-campista a mais - Daniel ou o recém-contratado Léo Arthur -, o que daria mais liberdade a Ganso para pisar e chegar na área como um elemento surpresa.

EWANDRO E PEDRO DENTRO; YONY FORA

Dentro da formação atual, moldada no 4-3-3, existem variações no nomes. Uma delas seria colocar Ewandro, outro jogador que foi anunciado pelo clube das Laranjeiras recentemente, e colocar Pedro como referência do ataque. Como o atleta de lado de campo retorna ao Brasil após uma passagem pelo futebol europeu, é possível que ele ainda demore para se adaptar - desse jeito, a chance para outros atletas, como Mateus Gonçalves, pode aparecer.

A equipe teria um jogador mais fixo perto da área. Apesar de Pedro se destacar pela qualidade saindo desta área do campo, haverá uma mudança de estilos no sentido da movimentação ofensiva da equipe.

EWANDRO E YONY DENTRO; PEDRO FORA

Ainda no usual 4-3-3 de Fernando Diniz, o treinador pode optar por manter a estrutura tática atual, com um ataque leve, de movimentações e trocas de posições. O ataque seria formado por Ewandro pelo lado esquerdo e Yony no centro, posição que atuou em grande parte dos jogos na temporada. É mais uma opção para suprir uma possível transição física de Pedro.

Fernando Diniz não teria mudanças no estilo de jogo da equipe com este esquema, já que a única mudança seria a saída de Everaldo para a entrada de Ewandro. É natural, porém, que Pedro, artilheiro do clube no ano passado, recupere a vaga no setor aos poucos.

ATAQUE TOTAL

Por fim, Fernando Diniz pode optar por uma mudança totalmente radical em termos ofensivos. Utilizar os quatro jogadores de ataque ao mesmo tempo, com dois no centro e um em cada lado. Obviamente, seria um esquema focado em atacar e é algo que Fernando Diniz nunca fez no comando do Fluminense.

Com Ganso no meio-campo, dois jogadores abertos - um em cada lado - e duas referências, a produção do Fluminense, por consequência, aumentaria. Porém, o time ficaria com apenas um volante de origem, o que poderia gerar problema na transição defensiva.