Topo

É o time do povo: o peso da Fiel em mais uma decisão do Timão na Arena

21/04/2019 05h00

Uma cena se repete pelas arquibancadas da Arena Corinthians em dias de jogos do Timão, em Itaquera: mais um no bando de loucos, o fotógrafo Bruno Teixeira circula entre as corintianas e corintianos apaixonados em busca de transformar a energia da Fiel Torcida em fotos memoráveis. Não será diferente neste domingo, na final do Campeonato Paulista, contra o São Paulo.

A energia, intensidade e apoio dos torcedores nos jogos é unanimidade no Corinthians: não há um jogador sequer que não exalte a Fiel. O próprio clube reconhece o torcedor como seu maior patrimônio e, justamente por isso, tem Bruno para fotografá-lo a cada duelo na Arena. "O time do povo" tem rosto, história e orgulho. O fotógrafo explica:

- O nosso povo é negro e branco, pobre e rico, mulher ou idoso, jovem, criança, mas tem um comportamento em comum. A torcida do Corinthians é diferente, é sofredora, maloqueira, fazemos uma festa como ninguém. Tendo isso em mente, eu apenas me deixo levar por eles. A equipe me dá total liberdade para trabalhar - conta Bruno.

Alguns elementos compõe o trabalho de Bruno nas arquibancadas: a busca por crianças, os torcedores com a paixão tatuada na pele, mulheres e, principalmente, a lotação dos setores mais populares do estádio. A força do conjunto torna as fotos memoráveis.A fé, seja em quem for, também é tema. Com a proteção, é claro, do patrono São Jorge: padroeiro do clube, santo que dá nome à sede social e à rua onde está localizado.

A imagem do santo não é fixa na Arena, mas sempre conduzida pelo historiador e curador Fernando Wanner do Memorial. São Jorge, geralmente, é posicionado na varada do setor Norte do estádio.

Na linha entre paixão razão, a aposta na força da Fiel, o 12º jogador para a decisão deste domingo, alguns momentos são inesquecíveis na memória do fotógrafo. O mais recente foi o treino aberto à torcida antes da final do Paulistão do ano passado, quando cerca de 37 mil pessoas foram à Arena apoiar o time antes do jogo contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Deu certo. Fora de casa, o Timão foi bicampeão estadual.

- A torcida do Corinthians é tão especial que um dos dias mais inesquecíveis foi o treino aberto antes da final do ano passado, o que fizemos antes do treino e durante, em plena sexta-feira, é algo que está marcado na história do futebol brasileiro. Daqui a muitos anos, ainda lembraremos desse dia - conta, empolgando, lembrado dos fogos, bandeiras, fumaça e apoio da Fiel, na torcida para que a história se repita em 2019. Desta vez, em casa.

Corinthians prepara festa e pede à torcida para que chegue cedo

O Corinthians prepara uma bonita festa para recepcionar o elenco antes da bola rolar contra o São Paulo: queima de fogos, mosaico, serpentina e faixas durante a execução do hino nacional. Para ajudar no preparo da festa, Bruno estará na Arena desde às 4h da manhã.

- Vamos preparar algo que a Fiel sempre curte, isto vai exigir que eu chegue ainda mais cedo no estádio. Vamos com força total para aquecer as redes sociais e alimentar o torcedor com conteúdo que se transformará em energia vinda da arquibancada - encerra.