Topo

Veja um panorama da disputa dos principais campeonatos europeus

22/04/2019 13h50

A cada rodada que se passam nos principais campeonatos da Europa, mais aumenta a disputa e a proximidade com o fim dos torneios nacionais. Na França, o PSG se sagrou campeão, após alguns tropeços, com cinco rodadas de antecedência. Na Itália foi parecido: a Juventus conseguiu seu oitavo título seguido.

Nos demais países, a disputa segue muito acirrada. Manchester City e Liverpool, na Inglaterra; Bayern de Munique e Borussia Dortmund, na Alemanha e Porto e Benfica, em Portugal, disputam, ponto a ponto, o título. O Barcelona ainda não pode comemorar na Espanha, mas se aproxima cada vez mais.

ALEMANHA

Na Alemanha, a competição segue bastante aberta. Faltando cinco rodadas para o fim do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique lidera com 70 pontos. Os Bávaros, porém, não tem muito o que comemorar, tendo em vista que o rival e antigo líder Borussia Dortmund vem logo atrás, com 69. Na próxima rodada, o Bayern enfrenta o Nuremberg, fora de casa e o Dortmund faz o clássico com o Schalke 04, em casa.

INGLATERRA

Esta edição da Premier League é uma das mais disputadas de toda a história do torneio. Pelo título, o Liverpool não deixa a bola cair e segue na liderança, com 88 pontos. O Manchester City vem logo atrás, com 86. Seria uma folga relativamente boa dos Reds, porém os Citizens tem um jogo a menos, o que aumenta a pressão pela liderança. Nesta quarta-feira, o City enfrenta o rival Manchester United e tira o atraso. No fim de semana, o Liverpool enfrenta o Huddersfield, com o número de jogos igualado. O City mede forças com o Burnley, fora de casa.

FRANÇA

O PSG conquistou o seu sexto título do Campeonato Francês consecutivo. A comemoração foi neste domingo, após a vitória sobre o Monaco, por 3 a 1, depois de dois tropeços nas duas rodadas anteriores. O clube parisiense chegou aos 84 pontos, 19 a mais que o vice-líder Lille, com cinco rodadas de antecedência. Mbappé se consagra como o principal protagonista, com 30 gols e seis assistências na competição.

ESPANHA

O Barcelona segue como líder do Espanhol e com folga. O clube catalão tem 77 pontos, com nove a mais que o vice-líder Atlético de Madrid e 11 na frente do Real Madrid, terceiro colocado. Com cinco rodadas para o fim, o Barça está com o título praticamente assegurado, ainda mais com o bom desempenho de Messi, que tem 33 gols e 13 assistências na competição.

ITÁLIA

Em situação parecida com a do PSG, a Juventus também se sagrou campeã do nacional com rodadas de antecedência. A hegemonia da Velha Senhora, porém, é maior: esse foi o oitavo título consecutivo da equipe. A Juve conseguiu o título após vencer a Fiorentina, por 2 a 1. São 87 pontos, 20 a mais que o vice-líder Napoli e 26 que o Internazionale, terceiro.

HOLANDA

Na Holanda, a Eredivisie continua muito disputada, ponto a ponto, pelo título. Ajax, com 77 pontos, lidera a competição, enquanto o rival PSV tem a mesma pontuação, mas ocupa a segunda posição. Na próxima rodada, o Ajax enfrenta Vitesse e o PSV, o Breda. De Jong, com 27 gols e cinco assistências, do PSV, é o artilheiro do torneio.

PORTUGAL

Em Portugal, a disputa também é acirrada. O Porto lidera com 75 pontos, com 24 vitórias, três empates e três derrotas. O retrospecto coloca os Dragões na frente do Benfica, segundo lugar, com três pontos a mais. Na próxima rodada, o líder enfrenta o Rio Ave, enquanto as Águias recebem o Marítimo, em casa.