Topo

Futebol


A cinco dias da estreia no Brasileiro, Palmeiras aguarda resposta da Globo

2019-04-23T08:00:00

23/04/2019 08h00

Em cinco dias, o Palmeiras estreará no Campeonato Brasileiro, no domingo, às 19h, no Allianz Parque, contra o Fortaleza. Por enquanto, somente a TNT, do grupo Turner, do Esporte Interativo, exibirá a partida. E a chance de algum canal do Grupo Globo fazer a transmissão depende, exatamente, de uma resposta da emissora carioca.

Pela primeira vez, é possível enxergar com mais clareza algum otimismo pelo desfecho positivo da negociação que se arrasta há meses. Na semana passada, uma reunião entre o Verdão e representantes da Globo deixou uma sensação de acordo mais próximo. O clube formalizou uma proposta, com tudo que exige, e aguarda uma resposta da televisão.

A Globo não deu nenhuma previsão de resposta ao Palmeiras. Existe a possibilidade de uma definição somente na próxima semana, já que a emissora, teoricamente, não lucraria tanto com a venda de pay-per-view do jogo de domingo, pois ela já está garantida na televisão por assinatura. Ao mesmo tempo, pelo horário (19h), também não entraria na televisão aberta.

Mas o que deixou a sensação positiva da conversa da semana passada foi a definição de conceitos e ideias comuns para os dois lados. O Verdão encomendou estudos desde o começo da discussão de uma renovação e bate o pé com números que apontam o valor de sua marca e, inclusive, o retorno de sua audiência, já que foi campeão brasileiro em 2016 e 2018 e vice em 2017. Por isso, acredita que merece receber mais pelos seus direitos de transmissão.

Ter o Verdão fora da TV aberta ou do seu sistema de pay-per-view afeta diretamente os planos da própria Globo no Campeonato Brasileiro. Sem acordo com o Palmeiras, a emissora não poderia transmitir nenhuma partida envolvendo o time, comprometendo a possibilidade de exibir partidas decisivas ou clássicos.

O impasse deixa cinco partidas sem transmissão das nove que serão disputadas até a parada do Brasileiro por conta da América, em junho. Ainda não estão garantidos na televisão, aberta ou fechada, os jogos contra CSA, no dia 1º, em Alagoas, diante do Atlético-MG, no dia 12, em Belo Horizonte, ante o Botafogo, em 25 de maio, em Brasília (DF), contra a Chapecoense, em 2 de junho, em Santa Catarina, e diante do Avaí, em 13 de junho, no Allianz Parque.

Por enquanto, o grupo do Esporte Interativo, que tem canais da TV fechada, é o único que tem as partidas do Verdão garantidas nas próximas seis edições do Brasileiro. Pelo acordo com o Esporte Interativo, o Palmeiras recebeu R$ 100 milhões para fechar este acordo - metade paga no fim do mandato de Paulo Nobre, e outra metade no início da primeira gestão de Maurício Galiotte, em 2017, como revelou o LANCE! na ocasião.

Desta forma, somente partidas contra equipes que também fizeram acordo com o grupo do Esporte Interativo serão transmitidas. Por isso, a TNT exibirá os jogos diante de Fortaleza, no domingo, contra Inter, no dia 4, e o clássico ante o Santos, no dia 18, e diante do Athletico-PR, em 8 de junho. Todos compromissos marcados para o Allianz Parque.

Mais Futebol