Topo

Funcionário mais antigo do Grêmio, Antônio Carlos Verardi morre aos 84 anos

24/04/2019 12h24

Após uma vitória importante na Libertadores, o torcedor gremista amanheceu mais triste nesta quarta-feira. O superintendente de futebol Antonio Carlos Verardi, funcionário mais antigo do Tircolor, faleceu aos 84 anos.

De acordo com o clube gaúcho, Verardi lutava contra um câncer e perdeu a batalha nesta madrugada. O velório será realizado nesta tarde a partir das 14h no portão A da Arena. A cremação está marcada para as 20h.

Relação com Renato Gaúcho

Amigo pessoal do treinador, Renato e Verardi tinham grande afinidade e se conheciam desde quando Portaluppi surgiu para o futebol, no começo dos anos 80. Para se ter idéia da relação, o comandante chamava o dirigente de 'pai'.

Confira a nota oficial do Grêmio

"É com imenso pesar que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica o falecimento do Sr. Antônio Carlos Verardi, aos 84 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, dia 24.

"Seu" Verardi, como era carinhosamente conhecido, era superintendente de Futebol do Tricolor e o mais antigo colaborador registrado no quadro funcional da instituição, com 54 anos de dedicação. Adorado por atletas, dirigentes e colegas de trabalho por sua competência, fidalguia e discrição, "Seu" Verardi criou com o Grêmio uma identificação única, que se mistura com a própria história do Clube.

Desembarcou no Estádio Olímpico em 1965, aos 31 anos, para assumir a Comissão de Obras trazido pelas mãos do Patrono Fernando Kroeff. Antes disso, já havia atuando pelas categorias de base, mas não vingou como atleta. Um mês depois, a pedido do presidente Mário Antunes da Cunha, aceitou o cargo de Gerente Geral, função que exerceu até 1974. Com nove anos de experiência no cargo, recebeu o desafio de assumir a função de diretor de futebol, quando começou a ter mais contato com o vestiário. De diretor á supervisor, não demorou muito. Com um trabalho sério, sempre voltado para o bem da instituição e dos atletas, "Seu" Verardi passou a ser reconhecido nacionalmente e virou referência na função para outros clubes brasileiros. Em 2005, Verardi se aposentou, mas seguiu se dedicando ao Clube como superintendente de futebol, responsável pela logística do grupo profissional. Foi assim até o final. Enquanto a saúde permitia, chegava cedo para trabalhar no CT Luiz Carvalho sendo um dos últimos a sair. Até mesmo nos dias de folga ou finais de semana, "Seu" Verardi era encontrado nas dependências do Grêmio, hábito que, certamente, continuará mantendo pela eternidade.

Nos últimos meses, depois de ter sido convidado para acompanhar a delegação no Mundial dos Emirados Árabes, Antônio Carlos Verardi se dedicou a divulgação da obra "Seu Verardi e Grêmio - Uma História de Amor", livro de memórias lançado no início de junho deste ano, um documento de valor inestimável que conta um pouco a história do Tricolor.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Verardi, amigos e torcida, e comunica que em breve serão divulgadas mais informações sobre os atos fúnebres.