Topo

Veja os jogadores primordiais na hegemonia do PSG na Ligue 1

24/04/2019 17h56

Na temporada de 2011/12, o Montpellier surpreendia a todos e conquistava o seu primeiro título francês. Na época, o PSG tinha conquistado o título pela última vez em 1993/94 e somava dois triunfos do torneio. Desde então, das últimas sete edições venceu seis e está a apenas dois títulos de igualar o recorde de conquistas do Olympique de Marselha e Saint-Etienne.

Nesses últimos oito anos, além de bilionário, o PSG passou a assumir o protagonismo em seu país. Apesar de ainda não conseguir um título de expressão europeu, os parisienses determinaram uma hegemonia. Muito se deve a alguns jogadores que, tanto dentro quanto fora de campo, alçaram o clube ao papel que exerce nos dias de hoje.

O CAPITÃO

Thiago Silva chegou no PSG após muita badalação no Milan. Pilar do sistema defensivo, esteve presente em todos os títulos dos últimos anos conquistado pelo clube. Capitão, exerce papel de liderança e se tornou um dos principais zagueiros do mundo com a camisa parisiense. Ao todo, soma 280 partidas, com 16 gols marcados e quatro assistências.

A PRIMEIRA ESTRELA

A primeira grande estrela da constelação do PSG foi Ibrahimovic. O sueco deixou o clube em 2016 e saiu com o status de, talvez, maior jogador da história da equipe. Ibra internacionalizou o PSG com sua irreverência e protagonismo em campo. Foi artilheiro em três Campeonatos Franceses: 2013/14 (30 gols), 2012/13 (30) e 2015/16 (38). Ao todo, foram 156 tentos e 61 assistências em 180 jogos.

VOLANTE

Thiago Motta pegou a transição do clube de investimentos moderados para bilionários. Permaneceu na equipe titular apesar da concorrência e se aposentou no clube, em 2018. Fez parte de cinco títulos do Campeonato Francês e foi peça fundamental no sistema defensivo. Hoje em dia é o treinador do PSG Sub-19.

ARTILHEIRO URUGUAIO

Com a saída de Ibrahimovic, Cavani suportou bem o peso do protagonismo no PSG. O uruguaio se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 192 gols, além de 39 assistências. No título de 2017/18 foi quem mais marcou gols,, com 28 tentos.

REVELAÇÃO

Pode-se dizer que Verratti começou sua carreira no PSG, apesar de ter disputado algumas temporadas com o Pescara, na Itália. O italiano chegou jovem jovem ao clube francês, com 18 anos, mas se estabeleceu, logo de cara, como peça-chave no sistema defensivo. Apesar do interesse de grandes clubes, permaneceu na equipe. Despontou e se estabeleceu no futebol com a camisa parisiense.

A GRANDE ESTRELA

Apesar de ainda não ter conquistado o principal objetivo (Liga dos Campeões), Neymar teve papel fundamental no PSG, dentro e fora de campo. O fato do clube parisiense tirar um dos principais craques do Barcelona estabeleceu o poderio do PSG no mercado e aumentou o alcance do clube em outros países. Dentro de campo, Neymar variou entre momentos positivos e ruins, mas desde que chegou em Paris, os holofotes passaram a iluminar, ainda mais, o clube da cidade.

O FUTURO DA HEGEMONIA

Grande protagonista do atual título conquistado, o jovem Kylian Mbappé conquistou a Copa do Mundo de 2018 sendo jogador do clube. O craque é o futuro do clube parisiense. Apesar do interesse de gigantes europeus, como o Real Madrid, Mbappé optou em continuar no PSG e é a principal aposta do clube para as próximas temporadas e objetivos.

*sob a supervisão de Aigor Ojêda