Topo

Futebol


Disputa do título, vaga na Champions, rebaixamento... Confira o atual panorama da Premier League

2019-04-25T15:46:20

25/04/2019 15h46

A Premier League se encaminha para o fim, mas há apenas três rodadas do fim, nada está definido na competição. Liverpool e Manchester City disputam ponto a ponto o título do torneio, enquanto Brighton e Cardiff lutam para se manter na elite. Tottenham, Chelsea, Arsenal e Manchester United brigam por vagas na próxima edição da Champions League. O LANCE! fez um resumo dos eletrizantes momentos finais da competição.

DISPUTA PELO TÍTULO

Da metade para o fim da competição, Tottenham, Manchester City e Liverpool se desgarraram no topo da tabela. No entanto, no início do ano, os Spurs perderam força, e a disputa fica entre Reds e Citizens. Nas últimas semanas, os comandados de Jurgen Klopp terminavam a rodada sempre na ponta, graças a uma partida que havia feito a mais que o time de Guardiola.

No entanto, o City bateu o United na partida adiada na última quarta-feira e assumiu a liderança de forma isolada. Faltando três rodadas para o fim do torneio, o Manchester City soma 89 pontos, enquanto o Liverpool vem logo atrás com 88.

ÚLTIMOS JOGOS DA DUPLA

Nunca na história da Premier League dois times chegaram a mais de 90 pontos na mesma edição do torneio. Contudo, tudo se desenha para isso ocorrer pela primeira vez nesta temporada. Na próxima rodada, nesta sexta-feira, o Liverpool enfrenta o já rebaixado Huddersfield no Anfield. Já o Manchester City encara o Burnley fora de casa no domingo.

Na 37ª rodada, o time do trio Salah, Firmino e Mané enfrenta o Newcastle no Saint James Park, enquanto que os Citizens tem duelo no Etihad Stadium contra o Leicester. Na última e derradeira rodada, os Reds enfrentam o Wolverhampton no Anfield e o Manchester City pega o Brighton fora de casa.

VAGAS NA CHAMPIONS

Liverpool e Manchester City já estão classificados para a próxima Liga dos Campeões via Premier League. No entanto, as outras duas vagas pela competição inglesa ainda seguem em aberto. Com 70 pontos, o Tottenham está bem encaminhado para conquistar um lugar na próxima edição do torneio.

Outros três ainda disputam junto ao Spurs por uma vaga na Champions. Em quarto, o Chelsea soma 67 pontos, seguido por Arsenal com 66 e Manchester United, com 64. Há três rodadas do fim, o Tottenham pega West Ham Bournemouth e Everton; o Chelsea encara United, Watford e Leicester; o Arsenal joga contra Leicester, Brighton e Burnley; e o United pega Chelsea, Huddersfield e Cardiff.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

Se na parte de cima da tabela, dois times disputam o título da competição, outros dois estão brigando para fugir da zona de rebaixamento. Enquanto Huddersfield, com 14 pontos, e Fullham, com 23, já estão rebaixados, Brighton e Cardiff ainda buscam a permanência. O Cardiff é o 18º colocado, dentro do Z3, com 31 pontos, enquanto o Brighton é o primeiro fora da zona da degola, com 34.

ARTILHARIA

Outra disputa acirrada da Premier League, essa individual, é pela artilharia da competição. Três jogadores dividem o topo da estatística até o momento no torneio. Com 19 gols cada, Aguero, do Manchester City; Aubameyang, do Arsenal; e Salah, do Liverpool encabeçam a lista. Logo atrás, com 18, aparece Sadio Mané, dos Reds, seguido por Kane, do Tottenham; e Sterling, do City, ambos com 17.

CORRIDA PELO ACESSO NA CHAMPIONSHIP

Na Championship, segunda divisão da Inglaterra, três clubes sobem à elite. Os dois melhores colocados se classificam de maneira direta, enquanto do 3º ao 6º disputam um playoff de acesso, onde mais um clube garante vaga. Atualmente, faltando duas rodadas para o fim do campeonato, Norwich lidera com 88 pontos, seguido por Sheffield United, com 85. Leeds (82), West Brom (77), Aston Villa (75) e Derby County (67) fecham o G-6.

Mais Futebol