Topo

Fla deixa Libertadores de lado e inicia 'provas de fogo' no Brasileirão

Cuellar carrega a bola pelo Flamengo e é seguido por jogador da LDU - Alexandre Vidal / Flamengo
Cuellar carrega a bola pelo Flamengo e é seguido por jogador da LDU Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Campeão carioca e vivo na Copa Libertadores - apesar da derrota para a LDU, na quarta, ter deixado a classificação para a última rodada do Grupo D -, o Flamengo, agora, volta as atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro, outra taça que o clube mira no ano. E serão logo de cara três grandes testes: Cruzeiro, no Maracanã, Internacional, no Beira-Rio, e São Paulo, no Morumbi.

Os três adversários terminaram 2018 em alta, classificados para a Libertadores desta temporada. Assim como o Fla, Cruzeiro e Internacional estão garantidos no mata-mata da Copa. Apenas o Tricolor foi eliminado: caiu ainda na segunda fase, mas muita coisa mudou no Morumbi desde a queda para o Talleres-ARG.

O primeiro é desafio será no sábado, no Rio de Janeiro, diante do Cruzeiro. Será o duelo entre o campeão carioca e o campeão mineiro e envolve dos dois times mais fortes do Brasil. Vice do Brasileirão em 2018, o Flamengo se reforçou com Arrascaeta - destaque da Raposa nos anos anteriores -, Bruno Henrique e Gabigol - ambos do Santos, e o segundo artilheiro do torneio com 18 gols - e, por fim, o zagueiro Rodrigo Caio, que veio do São Paulo após um ano em baixa.

Bicampeão da Copa do Brasil, a Raposa, que eliminou o Flamengo nas oitavas da Liberta de 2018, vendeu o uruguaio, mas qualificou o elenco com Pedro Rocha, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, por exemplo. A melhor campanha na fase de grupos da atual edição da Copa, com 100% de aproveitamento nas cinco rodadas disputadas, e o título estadual confirmam a força do Cruzeiro.

Depois, o Rubro-Negro vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional. O time de Odair Hellmann perdeu a final do Gauchão para o Grêmio, mas também faz grande campanha na fase de grupos da Liberta: quatro vitórias e um empate.

Por fim, o Flamengo visita o São Paulo no Morumbi, fechando a difícil série inicial no Campeonato Brasileiro. Desde a queda precoce na Libertadores, muitas mudanças no Morumbi. Jogadores saíram, reforços chegaram e o técnico Cuca assumiu a equipe, que chegou à final e foi vice-campeã paulista.

DIEGO ALVES SENTE FISGADA; TIME SERÁ REAVALIADO

Na derrota para a LDU, o goleiro Diego Alves foi substituído com dores nas costas na etapa final. Desta forma o camisa 1 será reavaliado e pode virar desfalque para Abel Braga nos próximos compromissos. A delegação do Flamengo desembarca no Rio de Janeiro ainda na manhã desta quinta-feira.

Na saída do estádio, o goleiro explicou que sentiu uma fisgada na etapa final.

Para a partida de sábado, contra o Cruzeiro, os jogadores que atuaram em Quito também serão reavaliados pelo departamento médico. A comissão técnica levará em conta os resultados dos exames para definir a escalação, como já vem acontecendo sob o comando de Abel Braga durante todo o ano.

Confira as três primeiras partidas do Flamengo no Campeonato Brasileiro:

1ª rodada do Brasileirão - 27 de abril, às 21h

Flamengo x Cruzeiro, no Estádio do Maracanã

2ª rodada do Brasileirão - 1º de maio, às 16h

Internacional x Flamengo, no Estádio Beira-Rio

3ª rodada do Brasileirão - 5 de maio, às 16h

São Paulo x Flamengo, no Estádio do Morumbi

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado, o primeiro jogo do Flamengo no Brasileirão acontece no dia 27 de abril.