Topo

Futebol


Brasileirão 2019: Campeão paulista e vivo nos mata-matas, Corinthians tem elenco para buscar o octa

26/04/2019 06h00

Após correr risco de rebaixamento nas últimas rodadas no ano passado, o Corinthians chega ao Brasileirão 2019 com uma nova perspectiva. O técnico Fábio Carille retornou e o elenco está muito mais forte. O Timão já conquistou o Paulistão e está vivo na Copa do Brasil e Sul-Americana.

O Corinthians busca o oitavo título brasileiro de sua história. O último caneco veio em 2017, também sob o comando de Fábio Carille. Os outros foram conquistados em 2015, 2011, 2005, 1999, 1998 e 1990.

SUSTO NO ANO PASSADO

O Brasileirão de 2018 foi para o torcedor corintiano esquecer. Após a saída de Carille no primeiro semestre, a equipe não conseguiu engrenar sob o comando de Osmar Loss, que foi demitido em setembro. Com Jair Ventura, o Timão também teve dificuldades e chegou a ser ameaçado de rebaixamento. O Corinthians terminou o campeonato na 13ª colocação, com 44 pontos, apenas dois a mais que o Sport, o rebaixado com melhor pontuação.

ELENCO PARA BRIGAR PELO TÍTULO

O Corinthians tem elenco para ser campeão, como analisou o goleiro Cássio, um dos líderes do grupo. Com boas contratações na última janela de transferências, o técnico Fábio Carille tem opções para rodas o grupo quando a maratona de jogos apertar. Um exemplo é na posição de centroavante, que o Timão sofreu em 2018. Neste ano, Gustagol é titular, Boselli é um ótimo reserva, e Vagner Love pode fazer a função.

Como o LANCE! mostrou, o Corinthians ainda vai se reforçar e enxugar o elenco. Alguns jogadores pouco utilizados deverão ser emprestados pela diretoria. O volante Matheus Jesus, que disputou o Paulistão pelo Oeste, e o atacante Everaldo, do Fluminense, devem ser anunciados nos próximos dias.

TIME-BASE

O time-base do Corinthians neste início de temporada tem sido: Cássio, Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza (Jadson); Pedrinho (Vagner Love), Clayson e Gustagol.

Em relação ao esquema tático, Carille tem mudado mais do que gostaria. Ele já utilizou o 4-2-3-1, 4-3-3 e 4-1-4-1.

OS JOGOS ATÉ A COPA AMÉRICA

1ª rodada: Bahia x Corinthians - 28/4 - 16h - Arena Fonte Nova

2ª rodada: Corinthians x Chapecoense - 1/5 - 16h - Arena Corinthians

3ª rodada: Vasco x Corinthians - 4/5 - 19h - Arena da Amazônia

4ª rodada: Corinthians x Grêmio - 11/5 - 19h - local indefinido

5ª rodada: Athletico x Corinthians - 19/5 - 16h - Arena da Baixada

6ª rodada: Corinthians x São Paulo - 25/5 - 19h - local indefinido

7ª rodada: Corinthians x Goiás - 1/6 - 21h - local indefinido

8ª rodada: Cruzeiro x Corinthians - 9/6 - 11h - local indefinido

9ª rodada: Santos x Corinthians - 12/6 - 21h30 - Vila Belmiro

OPINIÃO

"Campeão em 2017, Carille sabe o que precisa fazer para conquistar um título brasileiro por pontos corridos. Além do treinador, o Corinthians tem na base da equipe jogadores importantes que já foram campeões nacional pelo clube: Cássio, Fagner, Ralf, Jadson, Pedrinho e Love. É um time experiente e cascudo, que dá poucas chances para o adversário. São por esses motivos que o Timão chega ao Brasileirão como um dos candidatos ao título.

É difícil falar sobre um campeonato tão longo, principalmente por conta da janela de transferências do meio do ano. No ano passado, por exemplo, o Corinthians perdeu Rodriguinho, Maycon, Sidcley e Balbuena, além de Carille. A equipe que era forte se desmantelou e foi ameaçada de rebaixamento, embora tenha chegado à final da Copa do Brasil.

Outro "problema" é que o Corinthians está vivo nas outras duas competições de mata-mata: Copa do Brasil e Sul-Americana. Caso avance para fases mais decisivas, a tendência é de que o Brasileirão fique em segundo plano.

No papel, Carille conta com um bom time e um elenco com boas opções. O técnico já admitiu que a equipe precisa atacar mais, e acredita em melhores atuações após a pausa da Copa América. Mesmo sem ter brilhado, o Timão faturou o Paulistão e chega forte para o Brasileirão."

Mais Futebol