Topo

Futebol


Brasileirão 2019: São Paulo aposta no talento da base para surpreender

26/04/2019 09h35

O São Paulo está pronto para a disputa do Campeonato Brasileiro. Hexacampeão e um dos quatro clubes que nunca foram rebaixados na história da principal competição do país, o Tricolor vai em busca de mais uma taça. Para isso, o clube aposta na experiência do técnico Cuca, no talento dos jovens de Cotia, na bagagem dos reforços trazidos para esta temporada e na tradição de sua camisa.

Depois de aprender com os erros do ano passado e voltar a disputar uma decisão de estadual após mais de uma década, o São Paulo está no caminho certo para disputar o Brasileirão na ponta de cima da tabela. O time do Morumbi, embora não seja apontado como o grande favorito ao título, entra na competição com status de uma das principais forças do torneio.

Frustrante

A campanha do São Paulo em 2018 não foi ruim, mas a impressão deixada na reta final é para ser esquecida. Isto porque, o Tricolor foi o campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, liderou a competição por algumas rodadas e dava a impressão de que brigaria até o fim pelo título. O que se viu, no entanto, foi uma equipe que, recheada de desfalques, não conseguiu apresentar variações de jogo e acabou sendo superado pelos seus adversários.

O time flertou com a possibilidade de ser campeão e acabou nem sequer conseguindo uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores desta temporada.

Em busca do hepta

Único tricampeão em sequência da história do Campeonato Brasileiro, o São Paulo entra nesta edição com o objetivo de faturar sua sétima taça. Campeão em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, o Tricolor é um dos clubes com mais tradição nesta competição. Apesar dos últimos anos não terem sido dos melhores para os padrões da equipe do Morumbi, os são-paulinos encaram a temporada 2019 como uma oportunidade de reescrever sua história.

No Paulistão, o clube conseguiu chegar na final após um hiato de 16 anos. O título não veio, mas a equipe recheada de jovens talentosos jogadores revelados em Cotia saiu de cabeça erguida e motivada para a disputa do Brasileirão e também da Copa do Brasil. O São Paulo, embora não seja o favorito para levar o principal torneio de clubes do país, entra como um dos candidatos ao título.

Elenco competitivo e reforçado

Ciente de suas falhas na reta final do Brasileirão do ano passado, quando deixou a briga pelo título nas rodadas finais e nem sequer conquistou uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores, o São Paulo fez grandes contratações para esta temporada. Raí, diretor-executivo de futebol, foi ao mercado e contratou dez jogadores para 2019.

O principal nome é o meio-campista Hernanes, ídolo da torcida, e que está com o elenco desde o início da temporada. Além do Profeta outros dois nomes de peso para o ataque, o recém-chegado Alexandre Pato e o centroavante Pablo, contratado por mais de R$ 26 milhões. O goleiro Tiago Volpi, titular absoluta na meta tricolor, também é um destaque.

Somam-se a eles, o meio-campista Vitor Bueno, vindo do Santos, os volantes Tchê Tchê - indicação de Cuca - e Willian Farias, os laterais Igor Vinícius e Léo, e o atacante Biro Biro, opção pelas beiradas do campo.

Time-base

O técnico Cuca, embora anunciado pelo São Paulo em fevereiro, comandou a equipe em apenas três jogos. Por conta disso, ainda não definiu o time ideal do Tricolor para a sequência do Brasileirão. Mesmo assim, é possível afirmar que o goleiro Tiago Volpi segue intocável debaixo das traves, que os garotos de Cotia terão muito espaço entre os titulares e que os recém-contratados Tchê Tchê e Alexandre Pato devem iniciar a principal competição do país como homens de confiança da comissão técnica.

O time-base do Tricolor para o Brasileirão:

Tiago Volpi; Hudson, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Liziero (Tchê Tchê) e Hernanes (Igor Gomes); Antony, Alexandre Pato e Everton

Os primeiros jogos

Casa do São Paulo, o Morumbi será sede da abertura da Copa América entre Brasil e Bolívia, no dia 14 de junho, e de mais outras duas partidas (Japão x Chile e Colômbia x Catar) do torneio continental. Por conta disso, o estádio será entregue à Conmebol semanas antes do início da competição e o Tricolor terá de jogar duas partidas do Campeonato Brasileiro provavelmente no Pacaembu,, mas há a possibilidade do clube pagar uma multa e mandar estar partidas em seu estádio. O duelo contra o Corinthians, com mando do Alvinegro, também deve ser disputado no estádio municipal.

1ª rodada - 27/4 (sábado) - 16h - São Paulo x Botafogo - Morumbi

2ª rodada - 1/5 (quarta) - 21h30 - Goiás x São Paulo - Serra Dourada

3ª rodada - 5/5 (domingo) - 16h - São Paulo x Flamengo - Morumbi

4ª rodada - 12/5 (domingo) - 19h - Fortaleza x São Paulo - Castelão

5ª rodada - 19/5 (domingo) - 11h - São Paulo x Bahia - A definir

6ª rodada - 25/5 (sábado) - 19h - Corinthians x São Paulo - A definir

7ª rodada - 2/6 (domingo) - 16h - São Paulo x Cruzeiro - A definir

8ª rodada - 8/6 (sábado) - 21h - Avaí x São Paulo - Ressacada

9ª rodada - 13/6 (quinta) - 20h - Atlético-MG x São Paulo - Independência

Opinião do setorista

Por Yago Rudá:

'O São Paulo entra na disputa do Campeonato Brasileiro com boas perspectivas. O elenco montado pela diretoria é um dos mais equilibrados da Série A, a comissão técnica dirigida por Cuca tem experiência nesta competição e o Tricolor ainda conta com nomes de peso, como Alexandre Pato e Hernanes, ambos com bagagem internacional e boas passagens pela Seleção Brasileira.

Depois de uma eliminação traumática na Libertadores e da perda do título paulista, o São Paulo tem tudo para consertar a casa e fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. A seu favor, o Tricolor conta com o fato de apenas disputar a Copa do Brasil em paralelo, o que deve dar ao time mais tempo para treinar. Fora isso, tem todo o talento e ousadia dos garotos de Cotia. A equipe entra para brigar por, no mínimo, uma vaga direta na Libertadores'

Mais Futebol