Topo

Goleiro mais caro do mundo garante Chelsea na final da Liga Europa

Kepa Arrizabalaga pegou duas cobranças de pênalti do Eintracht Frankfurt e garantiu o Chelsea na final da Liga Europa - John Sibley/Reuters
Kepa Arrizabalaga pegou duas cobranças de pênalti do Eintracht Frankfurt e garantiu o Chelsea na final da Liga Europa Imagem: John Sibley/Reuters

09/05/2019 18h58

Em uma semana de reviravoltas na Europa, Chelsea e Frankfurt fizeram mais um jogaço e adicionaram o que faltava ao cardápio de emoções: uma decisão por pênaltis. Com gols de Loftus Cheek para o clube inglês e Jovic para aos alemães, as equipes repetiram o empate em 1 a 1 do jogo de ida, e seguiram para prorrogação e pênaltis. Foi aí que brilhou a estrela de Kepa, o goleiro mais caro do mundo, que pegou duas cobranças para colocar os Blues na final.

O Chelsea disputará o título contra o Arsenal no dia 29 de maio, às 16h, no Estádio Olímpico de Baku, capital do Azerbaijão. Com a final da Champions League entre Liverpool e Tottenham, a Inglaterra tem quatro finalistas nas duas competições europeias pela primeira vez na história.

Apesar de jogar em casa e ter a vantagem do empate sem gols, o Chelsea não quis saber de esfriar o jogo. Em boas jogadas de Willian e Emerson Palmieri, Giroud teve chances de marcar, mas não pegou em cheio em ambas.

O Eintracht respondeu em uma linda jogada. Danny da Costa recebeu cruzamento da esquerda, pegou de primeira, e Kepa voou para espalmar. Mas os ingleses, que já ensaiavam o gol, abriram o placar. Mesmo cercado por três marcadores, Hazard achou Loftus-Cheek dentro da área. Cara a cara com Trapp, o meia-atacante chapou no canto, sem chances para o goleiro alemão.

O Eintracht voltou do vestiário determinado a acabar com a vantagem inglesa e encurralou o Chelsea no campo de defesa. A pressão não demorou a surtir efeito: logo aos três minutos da etapa final, Jovic foi lançado por Gacinovic, escorou de peito para o meia, que tocou de volta para o centroavante. O sérvio completou a linda tabela com um tapa na saída de Kepa e empatou o jogo.

A equipe inglesa sentiu o gol e os papeis se inverteram em Stamford Bridge. Os alemães dominavam e quase aumentaram num chute de Gacinovic que Kepa rebateu e, na sobra, Rebic jogou para fora. O Chelsea saiu das cordas quando David Luiz fez belo lançamento para Willian, que bateu para boa defesa de Trapp. O goleiro ainda fez outra boa intervenção em chute de Zappacosta.

Com um novo empate em 1 a 1, veio uma prorrogação em que os dois times estavam determinados a evitar os pênaltis. O Chelsea povoava o ataque, mas errava o último passe. A melhor chance do tempo extra foi do clube alemão: após cruzamento da esquerda, com a sola do pé, Haller deslocou Kepa, mas David Luiz apareceu em cima da linha para evitar o gol.

Aos 11 do segundo tempo da prorrogação, um lance assustou a torcida do clube alemão. Após um cruzamento do Chelsea na direção do gol, Trapp parecia tranquilo para encaixar. Mas o goleiro se embolou com Azpilicueta e soltou a bola, que foi mansa para o fundo do gol. O lateral espanhol chegou a comemorar, mas o árbitro viu falta no lance e encaminhou o duelo para os pênaltis.

Nas penalidades, Trapp pegou o pênalti de Azpilicueta no canto direito, mas Kepa fez duas defesas seguidas, nas cobranças de Hinteregger e Falette, e colocou o clube inglês em vantagem. Sobrou para Hazard a responsabilidade de realizar a cobrança decisiva. O belga converteu a penalidade e garantiu mais uma final inglesa na Europa.