Topo

Ceará bate Grêmio na Arena Castelão, se recupera no BR e mantém Tricolor no Z4

19/05/2019 21h02

Pouco menos de um mês depois, o Ceará soube o que é ganhar novamente no Brasileirão. Frente ao time do Grêmio na Arena Castelão, o Vozão bateu os gaúchos por 2 a 1 e se colocaram na 12ª posição com seis unidades enquanto o time de Renato Portaluppi continua a sua luta por recuperação e termina a rodada na penúltima posição com apenas dois potnos.

INÍCIO EMPOLGADO E EMPOLGANTE

Usando principalmente a velocidade de Leandro Carvalho, o time da casa era quem chegava de maneira mais insinuante no ataque e aos, 10 minutos, um bonito trabalho de bola no chão foi suficiente para o Vozão levantar a torcida. Samuel Xavier abriu espaço pelo lado direito, tocou para a meia-lua onde Thiago Galhardo foi brilhante deixando de calcanhar para a batida certeira do meio-campista Ricardinho.

DIANTEIRA AUMENTADA

O time de Renato Portaluppi até melhorou no confronto e encontrou alguns espaços para trabalhar jogadas ofensivas, mas quem chegou e contou com uma 'colaboração' de Michel foi o Ceará. Thiago Galhardo se infiltrou bem e, ao tentar tocar para Bergson entrar de frente para a meta de Paulo Victor, o volante gremista improvisado na zaga acabou desviando contra o próprio gol.

DEFESAÇA E RECUPERAÇÃO

Matheus Henrique foi o responsável pela primeira chegada realmente aguda dos gaúchos onde, recebendo passe na intermediária ofensiva, foi avançando e bateu perigosamente e contou com o desvio para quase enganar Richard e forçar o arqueiro cearense a se esticar todo para uma defesa incrível.

Porém, aos 30 minutos, nem mesmo a elasticidade do arqueiro do Ceará foi suficiente para conter o chute forte de perna esquerda dado por Everton que fintou a marcação e conseguiu diminuir o prejuízo do Imortal na primeira etapa.

RITMO NÃO BAIXOU

O ataque cearense não desanimou com o tento sofrido antes do intervalo e já começou dando trabalho aos defensores gremistas quando Fernando Sobral aproveitou a boa movimentação de Bergson e tocou para seu companheiro e bateu bem de pé esquerdo, mas viu a bola passar ao lado da trave direita de Paulo Victor.

Por outro lado, o time de Renato Portaluppi podia até não ter conseguido finalizar com mais perigo a ponto de assustar a meta de Diogo Silva (entrou no intervalo na vaga de Richard), mas se movimentava bem na frente e fazia com que a marcação do Vozão naturalmente precisasse se posicionar, em muitas vezes, atrás da linha do meio-campo.

INTERVENÇÃO ESPETACULAR!

A pressão do Grêmio subiu depois dos 10 minutos de jogo e aumentou consideravelmente o controle de jogo do time gaúcho em relação a rondar a área do Ceará.

Em meio a esse ritmo onde a saída de bola dos anfitriões também ficou dificultada pela melhora na marcação adversária e constantes erros de passe principalmente no meio-campo, o Tricolor passou muito perto de marcar quando o lateral-esquerdo Juninho Capixaba foi ao fundo e fez uma verdadeira assistência onde Alisson ganhou da marcação e testou para uma grande defesa de Diogo Silva.

VALIOSA VITÓRIA

Depois de passar por minutos finais de absoluta tensão com os dois times desesperados pelo resultado, o Vozão interrompe uma sequência de três rodadas consecutivas sem sequer pontuar na competição.

Depois de ter goleado o CSA na estreia, o Alvinegro de Porangabuçu tinha sido derrotado por Cruzeiro, Atlético-MG e Goiás, algo que deixava o clima para o técnico Enderson Moreira bastante instável.

FICHA TÉCNICA

?CEARÁ X GRÊMIO

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Data-Hora: 19/05/2019 - 19 h (horário de Brasília)

?Público-Renda:

Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (CBF-MG)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF-MG)

VAR: José Claudio Rocha Filho (CBF-SP)

Assistentes do VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior e Clovis Amaral da Silva (ambos CBF-PE)

Cartões amarelos: Fabinho, João Lucas, Pedro Ken (CEA); Juninho Capixaba, Matheus Henrique, Everton, Alisson, Marinho, Pepê (GRE)

Cartões vermelhos:

Gols: Ricardinho (10'/1°T) (1-0), Michel (contra) (23'/1°T) (2-0), Everton (30'/1°T) (2-1)

CEARÁ: Richard (Diogo Silva, no intervalo); Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Fernando Sobral e Thiago Galhardo (Pedro Ken, aos 29'/2°T); Leandro Carvalho (Rick, aos 17'/2°T) e Bergson. Técnico: Enderson Moreira.

?

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Michel e Juninho Capixaba (Pepe, aos 38'/2°T); Rômulo (Marinho, aos 25'/2°T), Matheus Henrique e Thaciano; Alisson (Felipe Vizeu, aos 31'/2°T), André e Everton. Técnico: Renato Portaluppi.