Topo

Em busca do penta na Copa do Brasil, Felipão vive semelhança com 2002

23/05/2019 09h00

A Seleção Brasileira garantiu a classificação para a Copa do Mundo de 2002 no estádio Castelão, em São Luís (MA), e depois de 18 anos Luiz Felipe Scolari voltou a trabalhar no local. Ao vencer o Sampaio Corrêa nessa quarta, o técnico falou com animação sobre a história, que pode também motivá-lo na busca pelo seu quinto título de Copa do Brasil.

- Quem sabe, como começou aqui (no Maranhão) o campeonato do mundo, ganhamos de 3 a 0 (da Venezuela), com dois gols do Luizão e um do Rivaldo... ganhamos agora com o Moisés (pela Copa do Brasil). Quem sabe daqui iniciamos a possibilidade de ganhar a Copa do Brasil - disse.

- Mas são 18 anos que se passaram, a gente fica feliz de voltar a São Luís, lembrar do que aconteceu naquele jogo, do povo de São Luís que nos ajudou muito naquela partida, desde o início, antes do início, com a forma que foi cantado o Hino Nacional, da forma que eles se comportaram no jogo. Lembrar disso é algo que te deixa feliz. E saber que o Palmeiras ganhou aqui, quem sabe está começando uma nova caminhada na Copa do Brasil também é bom.

O jogo citado por Scolari aconteceu no dia 14 de novembro de 2001. O Brasil precisava vencer a Venezuela para ir ao Mundial, e fez 3 a 0 no Castelão, mesmo estádio da vitória alviverde na noite passada. Apesar da campanha sofrida nas Eliminatórias, a Seleção de Scolari sagrou-se campeã mundial após vencer a Alemanha na decisão.

Esta é a 13ª edição da Copa do Brasil que Felipão disputa. Ele chegou a cinco finais e quatro títulos (Criciúma em 1991, Grêmio em 1994 e Palmeiras em 1998 e 2012). No comando do Verdão, ainda foi às semifinais em 1999 e 2018. O clube alviverde conquistou a competição também em 2015, sem o gaúcho.